SUS tem mais 185 laboratórios de próteses dentárias

O número de laboratório de próteses dentárias aumentou de 816, em 2011, para 991 centros credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O reforço vem com o credenciamento de mais 185 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) em 18 estados. As novas unidades podem produzir até 130 mil próteses dentárias por ano. Recursos de R$ 13,8 milhões tiveram liberação autorizada pelo Ministério da Saúde para o funcionamento destes serviços do Programa Brasil Sorridente.

Em 2011, os investimentos para confecção de próteses dentárias somaram R$ 57 milhões. O credenciamento das novas unidades vai permitir a contratação de mais dentistas e protéticos no SUS. Os LRPD são unidades que têm atuação integrada com os outros serviços de saúde bucal. Nos laboratórios são produzidos dois tipos de prótese – totais (dentaduras) e parciais (coroas e pontes). Desde 2011, o SUS oferece as próteses dentárias, usadas na recuperação de falhas na arcada dentária, por meio do programa Brasil Sorridente.

Os novos laboratórios vão funcionar em estados de todas as regiões brasileiras. Os recursos são destinados diretamente para as secretarias estaduais e municipais de saúde e a liberação é feita de acordo com a estrutura e com a capacidade de produção de cada laboratório.

Programa – O Brasil Sorridente faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria, lançado no ano passado pelo governo federal. A principal meta do Ministério da Saúde, na assistência odontológica, é reduzir progressivamente o número de brasileiros com falhas na arcada dentária ou sem dentes, sobretudo nas regiões e municípios de extrema pobreza.

(Em Questão – Secom)

To top