economia

Taxa de desemprego entre janeiro e abril é a menor desde 2015

“Dados mostram que o nosso governo tem conduzido o país com responsabilidade econômica e social”, diz senador Humberto Costa (PT-PE)

homem segurando carteira de trabalho

Taxa de desemprego entre janeiro e abril é a menor desde 2015

Desemprego no Brasil teve queda de dois pontos percentuais no trimestre entre fevereiro e abril em relação a 2022, quando registrou 10,5%. Foto: Divulgação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego no trimestre encerrado em abril desde 2015. No período, o índice foi de 8,5%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quarta-feira (31/5) pelo IBGE.

Em relação ao mesmo período do ano passado, quando era de 10,5%, o índice teve queda de dois pontos percentuais (redução de praticamente 20%). Já na comparação direta com o trimestre imediatamente anterior, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, a taxa ficou praticamente estável, informou o IBGE. Naquele período, o desemprego foi de 8,4%.

O resultado veio abaixo das expectativas do mercado e do próprio IBGE. “Essa estabilidade é diferente do que costumamos ver para este período. O padrão sazonal do trimestre móvel fevereiro-março-abril é de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”, explica Alessandra Brito, analista da pesquisa.

“São muitos os dados que mostram o quanto o nosso governo tem conduzido o país com responsabilidade econômica e social”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

“A inflação está em queda, o preço dos combustíveis e do gás de cozinha caiu, o valor do Bolsa Família é o maior da história e o número de desempregados e desalentados também está caindo. Nosso país está retomando o caminho do desenvolvimento e da inclusão social e, não tenho dúvida, avançará muito mais”, acrescenta.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), o resultado já era esperado graças a retomada do crescimento econômico, social e político do governo Lula.

“A valorização do salário mínimo e a ampliação do Bolsa Família contribuem para a roda da economia girar e consequentemente temos mais gente trabalhando, produzindo, consumindo, aumentando o poder de compra da população. Nesse sentido, é fundamental toda iniciativa do governo, como o incentivo fiscal para diminuir o valor do carro popular. Tudo contribui para a criação de empregos, seja na indústria ou na construção civil. Até as viagens do presidente Lula ao exterior são um sinal positivo para o crescimento do Brasil”, disse.

Rendimento médio

Quanto ao rendimento médio, os trabalhadores ganharam R$ 2.891 por mês no trimestre, um cenário estável na comparação com o trimestre anterior. Na comparação anual, porém, houve aumento de 7,5%.

Carteira

Os resultados da PNAD Contínua para abril também mostraram que os empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (36,8 milhões), de trabalhadores por conta própria (25,2 milhões) e de empregados no setor público (12 milhões) ficaram estáveis em abril.

Já a taxa de informalidade foi estimada em 38,9% da população ocupada, o que significava 38 milhões de trabalhadores informais em abril. No trimestre anterior, a taxa era de 39%, enquanto em abril de 2022 estava em 40,1%.

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal.

Com informações do IBGE

To top