Terceiro livro da trilogia sobre golpe no Brasil é lançado no Rio de Janeiro

Terceiro livro da trilogia sobre golpe no Brasil é lançado no Rio de Janeiro

Foi lançado na Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ, na segunda-feira (24), o livro “A Resistência Internacional ao Golpe de 2016”. O evento contou com a presença da presidenta eleita Dilma Rousseff e do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Com a participação maciça de estudantes da faculdade, o ato foi marcado por gritos de resistência, contra a PEC 241/2016 e os retrocessos do governo de Michel Temer.

O livro foi lançado em várias cidades europeias e em Nova York, em outubro, e fecha a trilogia de obras que retratam a luta contra a trama para retirar uma presidenta eleita. Os outros dois foram “A Resistência ao Golpe de 2016” e “A Classe Trabalhadora e a Resistência ao Golpe de 2016” – ambos organizados por um grupo de juristas brasileiros.

A obra reúne artigos de profissionais de diversas áreas e das mais diferentes partes do mundo. Nomes conhecidos como o prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, o político Bernie Sanders, o jornalista Ignacio Ramonet e o filósofo Noam Chomky são alguns dos nomes internacionais que assinam textos que compõem a obra. O livro ainda conta com manifestações públicas coletivas, como o caso do manifesto de senadores Franceses e de políticos e intelectuais britânicos.

“Trata-se de mais uma obra que tem como objetivo desnudar o golpe em curso no Brasil. É preciso desmascarar, de forma pública e permanente, o que acontece aqui. Fazemos pelo Brasil, pelos nossos filhos, mas também por nossas biografias”, explica o advogado e professor Wilson Ramos Filho, o Xixo, um dos organizadores da trilogia.

Obras

O primeiro livro da trilogia – “A Resistência ao Golpe de 2016” – reúne argumentos para denunciar a quebra da institucionalidade democrática que está ocorrendo no Brasil. Trata de temas que vão desde o papel do STF à atuação da mídia; das “pedaladas fiscais” aos meandros do Poder Legislativo; da função dos atores políticos internacionais aos bastidores da Lava Jato; da crise de representatividade à ofensiva contra direitos e políticas sociais, etc.

A segunda obra, “A Classe Trabalhadora e a Resistência ao Golpe de 2016”, trata do ataque às conquistas sociais havidas nos últimos anos, no contexto do golpe de Estado, e oferece instrumentos eficazes para o enfrentamento e para a luta que já está em curso e que tende ao recrudescimento.

 

To top