Educação

Teresa Leitão elogia valor recorde para o Fundeb em 2026

Fundo para Educação básica vai chegar a 370 bi, principalmente pelo aumento da participação do governo federal

Alessandro Dantas

Teresa Leitão elogia valor recorde para o Fundeb em 2026

Teresa Leitão defendeu investimentos em educação básica

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve atingir o valor histórico de R$ 370 bilhões em 2026. O crescimento sem precedentes, impulsionado pela participação da União, consolida o compromisso do governo Lula com as etapas que vão da creche ao ensino médio, refletindo um modelo de financiamento que amplia gradualmente a participação federal para garantir que o investimento chegue aonde a carência é maior.

“A melhoria da educação básica produz reflexos imediatos na vida das famílias e no acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo em que impõe a necessidade de recuperar a capacidade de financiamento do ensino superior e de retomar o debate sobre os cortes que o Congresso impôs ao Orçamento de 2026”, opinou a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que é presidente da Comissão de Educação do Senado.

Para 2026, o gasto da União deve ser de R$ 51,5 bilhões, distribuído entre os municípios mais pobres, aqueles que não conseguem atingir o investimento mínimo e também para os que obtiveram melhorias nos indicadores educacionais.

Teresa Leitão disse que o aumento coincide com o crescimento da participação da União, com a ampliação do poder de compra dos trabalhadores, impulsionada pelo pleno emprego e pela ampliação do emprego formal, fatores fundamentais para o crescimento econômico. 

O crescimento nos aportes é importante porque o Fundeb é a principal fonte para o pagamento de salários de professores, reformas escolares e transporte. Teresa salientou que o volume recorde de recursos responde à expansão da educação em tempo integral, profissional e de creches, abrindo espaço para o debate sobre a valorização do piso salarial e a realização de concursos públicos.

To top