Qualidade de ensino

Teresa Leitão enfatiza defesa de gestão democrática na educação pública

Senadora pelo PT de Pernambuco prioriza projetos de lei que incorporam critérios para uma gestão participativa no sistema público de ensino do país

Alessandro Dantas

Teresa Leitão enfatiza defesa de gestão democrática na educação pública

"Infelizmente, o PNE não foi priorizado pelas gestões de Temer e Bolsonaro, muito pelo contrário", critica a senadora Teresa Leitão (PT-PE)

A atuação firme e decisiva da senadora Teresa Leitão (PT-PE) na defesa de uma educação pública e de qualidade a toda a população, principal marca do mandato no primeiro semestre do ano, seguirá com prioridade absoluta na próxima metade do ano, agora com foco na gestão democrática e participativa na rede pública de ensino.

Professora aposentada, com 30 anos de experiência, Teresa se destacou nos debates sobre a avaliação sobre o Novo Ensino Médio. Foi sua a iniciativa de instalar a Ceensino, subcomissão temporária para avaliar e debater o novo Ensino Médio em audiências públicas, vinculada à Comissão de Educação do Senado. Além de realizar audiências públicas semanais, a senadora foi convidada para debater o tema nas assembleias estaduais do Paraná e Santa Catarina.

Para o segundo semestre destacam-se duas iniciativas do mandato: o PL 1311/2023, que regulamenta o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para estimular a gestão democrática do ensino na distribuição de recursos do Fundo; e o PL 2556/2023, que estabelece diretrizes e parâmetros para a gestão democrática dos sistemas de ensino da educação básica pública.

O primeiro aguarda definição de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de onde seguirá para a CE, em decisão terminativa (segue direto para a Câmara caso não haja recurso para análise do Plenário). O texto inclui premia com mais recursos do fundo as escolas que contarem com sistema de democratização da gestão, como o processo participativo da comunidade na escolha de gestores, por exemplo.

O segundo projeto complementa o primeiro, ao definir as regras e parâmetros da gestão democrática na rede de ensino, uma determinação constitucional até agora não cumprida.

“Ainda que o conjunto de normas federais do país reconheça a relevância e a pertinência da adoção do modelo de gestão democrática nos sistemas de ensino, há ainda pouca consistência legislativa nos estados, Distrito Federal e municípios que faça frente, de forma coordenada e colaborativa, aos desafios impostos pela concretização desse princípio no cotidiano do fazer pedagógico e da gestão escolar”, diz Teresa Leitão, na justificativa do projeto.

A iniciativa passará por CAE, CCJ e CE, onde terá decisão terminativa. Na CAE, está sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

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