Cultura

Teresa Leitão vai propor sessão em homenagem a ‘O Agente Secreto’

Para a senadora, premiação internacional do longa inspira debate sobre o papel do cinema nacional e da Lei do Audiovisual no fortalecimento da cultura brasileira

Alessandro Dantas

Teresa Leitão vai propor sessão em homenagem a ‘O Agente Secreto’

Teresa Leitão quer sessão em homenagem aos realizadores do filme O Agente Secreto

A vitória histórica de O Agente Secreto no Globo de Ouro terá mais um capítulo especial. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) apresentou, nesta segunda-feira (12), requerimento para a realização de Sessão Especial no Senado destinada a homenagear os realizadores do filme e celebrar a relevância da Lei do Audiovisual e do cinema nacional.

Na justificativa do pedido, a parlamentar ressalta que o filme é uma obra de “significativo valor artístico e simbólico para a cinematografia brasileira”. Segundo Teresa Leitão, a produção se destaca pela “qualidade artística, relevância temática e contribuição ao debate cultural, à memória e à recuperação da verdade histórica”, o que comprova a capacidade técnica dos profissionais do setor no país.

“O cinema nacional, considerado este marco institucional-normativo, constitui instrumento fundamental de afirmação e valorização da identidade cultural do Brasil, refletindo a diversidade, a memória, os desafios e as transformações da sociedade brasileira”, avalia a senadora.

A iniciativa busca também colocar em evidência o papel estratégico dos mecanismos de fomento, especificamente a Lei do Audiovisual, que completa mais de três décadas de existência. A legislação permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do Imposto de Renda para financiar produções nacionais, fomenta a indústria e gera retorno econômico para o Brasil, oferecendo benefícios de abatimento fiscal para os investidores, além de ser um instrumento de afirmação e valorização da identidade cultural brasileira.

A senadora lembrou ainda que o sucesso de O Agente Secreto se soma a uma trajetória de obras premiadas que projetam o Brasil internacionalmente, como Central do Brasil, Cidade de Deus e o recente Ainda Estou Aqui. Para Teresa Leitão, homenagear os artistas, técnicos e realizadores desta obra reafirma o compromisso do Senado com a cultura como pilar do “desenvolvimento humano e democrático do País.

A data da Sessão Especial deverá ser marcada com o retorno das atividades legislativas, no dia 2 de fevereiro.

To top