No requerimento, que será votado na semana que vem pelo plenário da CAE, a senadora Gleisi ainda convida para a audiência o representante residente no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediak, e a diretora do Banco Mundial para o Brasil, América Latina e Caribe, Deborah Wetzel. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) teve seu pedido atendido por Gleisi e incluiu o convite para a audiência da economista Lena Lavinas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A ministra Tereza Campello é formada em economia. Iniciou sua carreira na área de gestão no Rio Grande do Sul, nos governos petistas no estado e na prefeitura da capital. Em 2002, já em Brasília, participou da equipe de transição do governo eleito do presidente Lula e, em seguida, ocupou a subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. No dia 1º de janeiro de 2011, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social.
A diretora do Banco Mundial para o Brasil, América Latina e Caribe, Deborah Wetzel, é a primeira mulher a liderar o banco no Brasil. Americana, Deborah tem mais de 25 de experiência na área de desenvolvimento. Em 1986 iniciou sua carreira no Banco Mundial, como consultora. Nesse período, desempenhou atividades na Europa do Leste e Central, Gana, Hungria, Ucrânia, Vietnã, Rússia, nas ex-repúblicas soviéticas e no oeste da África e na Zâmbia. Deborah Wetzel é Ph.D. em economia pela Universidade de Oxford e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins.
Lena Lavinas é economista pelo Institut d`Etudes pour le Dévelopement Economique da França e doutora em estudos sobre a América Latina pelo Institut de Hautes Etudes d`Amérique Latine, além de professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A ministra Tereze Campello, em recente artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, afirmou que o objetivo das políticas sociais não se resumiu a transferir renda por meio do Bolsa Família e hoje já é possível medir o impacto do conjunto de ações com base no indicador de pobreza multidimensional crônica elaborado pelo Banco Mundial. A pobreza crônica, escreveu Tereza em seu artigo, caiu 8,2% da população em 2002 para 1,1% em 2013, de forma que a estratégia de combate à pobreza alcançou o seu núcleo mais duro, já que os dados mostram que a redução foi maior nas famílias com pelo menos um filho menor de seis anos: caiu de 13,2% para 2,1% entre 2002 e 2013.
CVM
A CAE aprovou, ainda, o nome de Pablo Waldemar Renteria para exercer o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cuja indicação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff. Agora, o processo segue para votação do plenário do Senado.
Marcello Antunes