Transplantes dobram no País em 10 anos

O Brasil atingiu a marca de 23.397 transplantes em 2011, um novo recorde no setor, divulgou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (08/02). Em uma década, o País mais que dobrou o número de cirurgias. O aumento foi de 124% em relação a 2001, quando foram realizados 10.428 procedimentos. Acompanha este crescimento o número de doações de órgãos. Foram registradas 2.207 doações no ano passado, um avanço de 16,4% em um ano, a maior variação em quatro anos.

 

Em 2011, o Brasil realizou 2.357 cirurgias de transplantes. “Atingimos um patamar importante e hoje o Brasil é uma referência. O País possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita à população”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos e os medicamentos pós-transplante. “Queremos atingir, até 2015, a meta de 15 doadores por milhão de população. Hoje, a marca é de 10 doadores”, complementa.

 

O Sistema Nacional de Transplantes, coordenado pelo Ministério da Saúde, conta com rede integrada em 25 estados e Distrito Federal, onde funcionam centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos. O investimento na manutenção e crescimento dessa rede em 2011 foi de R$ 1,3 bilhão, quatro vezes mais que o total de recursos alocados para o setor em 2003, quando foram destinados R$893 milhões.

 

“O aumento do número de transplantes e doações de órgãos é reflexo de estratégias de capacitação profissional que humaniza o atendimento. Esta ação também tem o propósito de expandir e melhorar a qualidade do atendimento”, salientou o ministro.

 

Doação de órgãos

Com atuação do Ministério da Saúde na melhoria da infraestrutura, especialmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores e na sensibilização da população por meio de campanhas anuais de incentivo à doação de órgãos, os brasileiros têm demonstrado cada vez mais solidariedade. Em 2011, o País bateu recorde ao registrar 2.207 doadores de órgão.

 

O atual índice nacional é de 11,4 doadores por milhão de população (PMP). No ano passado, o índice ficava em 9,9. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015.

 

Os órgãos que mais impulsionaram o crescimento dos transplantes no Brasil nos últimos dez anos foram fígado, pulmão e rim, com índices de crescimento de 176%, 96% e 84%, respectivamente. Coração e pâncreas registraram aumento de 11% e 38% na década.

 

O transplante do coração é um dos mais complexos e existe uma verdadeira corrida contra o tempo nesta cirurgia. O tempo de isquemia do órgão, período em que pode ficar fora do corpo humano, é de apenas quatro horas. No rim, por exemplo, este prazo é de 24 horas. Os avanços dos medicamentos para pessoas com problemas cardíacos reduziram a indicação do transplante, geralmente último recurso para a sobrevivência e qualidade de vida do paciente.

 

No caso do transplante de pâncreas, o procedimento é usado em um público específico, como casos de diabete crônica. Em alguns pacientes, a cirurgia é feita de forma conjunta com o rim. Os transplantes de tecidos e células (medula óssea e córnea) também registraram percentuais de crescimento muitos altos, cerca de 140%.

 

Ministério da Saúde

To top