Turismo

Turismo brasileiro ultrapassa faturamento anterior ao da pandemia

Para senadores, o setor ultrapassou a fase de recuperação e agora vive momento de expansão e recordes

Agência Brasil

Turismo brasileiro ultrapassa faturamento anterior ao da pandemia

Porto de Galinhas (PE): na Região Nordeste, turismo representa quase 10% do PIB

Os números do turismo no país estão em ascensão como ainda não tinham sido registrados nem mesmo antes da pandemia de covid-19. Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP) feito a partir de informações do IBGE, o setor faturou quase R$ 108 bilhões no primeiro semestre deste ano, a maior cifra registrada na série história da entidade, que teve início em 2012.

O comparativo com o mesmo período do ano passado revelou um aumento de 6,9% e avanços em todos os segmentos, com destaque para o transporte aéreo de passageiros, que cresceu 10,6%.

No Nordeste, a geração de empregos no setor turístico alcançou o maior número de empregos formais em 2024: 433,3 mil postos, o que equivale a 18,6% das vagas do turismo em todo país. A região tem participação recorde do turismo na economia no comparativo com as outras: 9,8% do PIB, o que pode ser explicado pelo sucesso do segmento sol e praia aliado a outras vertentes, como o turismo de negócios, o cultural, o religioso e o ecoturismo.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), celebrou os altos índices.

“É muito gratificante ver os números do turismo brasileiro ganhando corpo, como mostraram recentes levantamentos. É um recorde atrás do outro, no Brasil todo, mas especialmente no Nordeste, resultado direto das ações do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. O volume total é o maior da série histórica e chegou a todas as áreas do setor, como a geração de empregos para a população”, comemorou.

Para Jaques Wagner (PT-BA), valorizar o turismo é valorizar o que o Brasil tem de melhor: a cultura, a hospitalidade, a alegria do povo, que apresenta a visitantes, tanto brasileiros quanto estrangeiros, as belezas naturais.

“Valorizar o turismo é valorizar o Brasil. E, ao contrário de muita gente por aí que bate continência para bandeira de outros países, tenho muito orgulho do Brasil e do povo brasileiro, que faz dessa terra o melhor lugar do mundo”, enfatizou o senador.

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemora os avanços do setor, que foi drasticamente atingido pela emergência sanitária global.

“Este novo recorde histórico do nosso governo demonstra o quanto estamos crescendo, de forma sustentada e sistêmica, sob o comando do presidente Lula. É geração de empregos, é a roda da economia que gira, em favor, especialmente, de regiões com maior necessidade de investimentos, como o Nordeste, onde os empregos formais pelo turismo chegaram ao maior nível em seis anos”, celebrou.

To top