A previsão é de 6 milhões de turistas este ano.
O aumento do fluxo de entrada de estrangeiros |
O Brasil atrai cada vez mais turistas. “É sinal de que estamos no caminho certo para os megaeventos”, afirma presidente da Embratur, Flávio Dino, comemorando um novo recorde histórico em 2012, segundo números do Ministério do Turismo. Com 5,7 milhões de estrangeiros, o Brasil teve um crescimento de 4,5% em relação a 2011, superando em 20% o resultado mundial divulgado pela Organização Mundial de Turismo (OMT): crescimento de 3,8%.
Dino avalia que graças aos investimentos no setor, que resultou na melhora dos serviços e também às inovações na promoção internacional, o País obteve um resultado que prevê a marca de 6 milhões de turistas este ano.
“O resultado do ano passado mostra que o governo da presidenta Dilma caminha na direção certa da preparação dos megaeventos, garantindo uma boa imagem do País no exterior”, avalia Dino. “É isso que temos mostrado em campanhas publicitárias, ações de relações públicas e nos eventos realizados nos principais emissores como América Latina e Europa, além dos BRICs”.
As ações vêm dando resultado: o Brasil obteve, este ano, um dos melhores resultados no aumento de entrada de turistas do mundo. O aumento do fluxo de entrada de estrangeiros no país foi maior que o da França, Espanha, Itália, Turquia e México, que são importantes destinos turísticos no mundo. O resultado do Brasil foi superior à média mundial (3,8%) e aos das Américas (3,7%), América do Sul (4,2%) e países emergentes (4,1%).
Os países da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse resultado, com um total de 2,8 milhões de turistas, 7,4% a mais que em 2011. Entre eles, a Argentina, principal emissor para o Brasil, aumentou sua participação em 4,9%. Foram 1,59 milhão de turistas, em 2011, e 1,67 milhão em 2012. O Chile, com aproximadamente 250 mil turistas passou a ocupar a 5ª posição no ranking de países emissores, acumulando um crescimento de quase 25% em relação a 2010.
Os Estados Unidos continuam como segundo principal mercado emissor de turistas para o Brasil, apesar da queda de 1,4% no número de turistas registrada em
O número de chegadas cresceu em todos os países componentes dos BRICS. Destaque especial para a China, que passou em
Festas Juninas
Pesquisas evidenciam que, para o turista estrangeiro, |
As Festas Juninas, consideradas uma das maiores manifestações culturais do Brasil, entrarão no calendário de promoção no mercado internacional, anunciou o presidente da Embratur.
“Pesquisas evidenciam que, para o turista estrangeiro, a cultura do Brasil é um dos principais atrativos que temos. Talvez somente o Carnaval se iguale às Festas Juninas como um fenômeno tão marcadamente brasileiro e, ao mesmo tempo, muito diverso em cada região, o que faz com que cada destino turístico tenha um atrativo especial para mostrar”, avaliou.
Flávio Dino lembrou que as Festas Juninas de 2014 irão coincidir com a Copa do Mundo. “A megaexposição do Brasil no período do mundial será uma excelente oportunidade para incentivar a movimentação dos turistas entre um jogo e outro, além de mostrar para os 20 mil jornalistas de todo o mundo toda a nossa diversidade cultura”, finalizou.
O plano é que entre um jogo e outro das seleções, os estrangeiros possam conhecer a música, cultura e culinária das Festas de São João, São Pedro e Santo Antônio, além das comemorações de São Marçal, em algumas regiões.
Com informações da Embratur
Leia mais:
Brasil atrai mais turistas em 2012 e é o 7º no ranking de preferência