Liberdade acadêmica

Universidade de Bradford terá curso sobre o golpe

Iniciativa, alvo de censura pelo Ministério da Educação, se espalha pelas universidades e agora rompe as fronteiras brasileiras
Universidade de Bradford terá curso sobre o golpe

Foto: Divulgação

A decisão do atual ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), de tentar censurar o curso sobre o golpe e seus efeitos na Universidade de Brasília (UnB), acabou chamando atenção de professores da Universidade de Bradford na Grã-Bretanha. A palestra “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” será ministrado pela professora Fiona Macaulay no dia 16 de março.

Por meio de seu perfil nas redes sociais, a docente afirmou que a iniciativa é também uma forma de se solidarizar com o professor Luis Felipe Miguel, da UNB, denunciado Mendonça Filho por suposto “ato de improbidade” ao criar o curso.

“Algumas pessoas pensam que a remoção da presidente Rousseff foi um golpe institucional, outros acreditam que foi devido ao processo, dependendo da leitura de todas as circunstâncias, atores, instituições e motivações envolvidas. Mas mesmo que as pessoas não concordem com isso, todos concordamos que a liberdade acadêmica para explorar diferentes interpretações deve ser absolutamente defendida”, afirmou Fiona Macaulay.

Confira a íntegra da matéria

To top