USP lidera pelo 3º ano o ranking das universidades ‘top’ da América Latina

Brasil tem 81 universidades em ranking das melhores latinas.

A Universidade de São Paulo (USP) aparece pelo terceiro ano consecutivo como a primeira colocada no ranking das melhores universidades da América Latina. A lista foi divulgada, na última sexta-feira (24), pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

A USP já aparecia na liderança em 2011, ano do lançamento do ranking que considera, entre outras coisas, a reputação acadêmica, reputação com empregadores, média de artigos por professor, citações por artigo, docentes com pós-doutorado, e impacto na internet, e repetiu o feito em 2012.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Outras instituições brasileiras que estão entre as dez melhores da América Latina são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em oitavo lugar, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que subiu do 13º para o 10º lugar.

Os rankings são sustentados por quatro pilares; pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização, tendo como finalidade reconhecer universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com um nível de qualidade mundialmente reconhecido.

 

O ranking da América Latina classificou as 300 melhores instituições da região usando sete indicadores, incluindo pesquisa, empregabilidade do graduado, recursos didáticos e presença na web.

O Brasil tem 81 universidades entre as 300 melhores, sendo o país com maior representatividade. Depois aparecem México (49), Colômbia (42), Chile (30), Argentina (30), Perú (17), Equador (9), Venezuela (8), Cuba (5), Uruguai (4), Costa Rica (4), Paraguai (3), Panamá (5), Guatemala (3), República Dominicana (3), El Salvador (2), Porto Rico (2) e Honduras (1).

Entre as 50 melhores colocadas aparecem também a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 11º lugar; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 17º; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 18º; Universidade de Brasília (UnB), em 21º; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 28º; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 29º; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 35º; Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 37º; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 41º; Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), em 43º; Universidade Federal Fluminense (UFF), em 47º; e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 49º.

Com informações de agências de notícias

To top