Vacinação contra o HPV começa hoje em todo o País

Meninas de 11 a 13 anos devem ser imunizadas para prevenir câncer do colo de útero.

 

Meta é vacinar 5,2 milhões de meninas (EBC)

A partir desta segunda-feira (10), postos de saúde de todo o País começam a ofertar a vacina contra o HPV. O lançamento oficial da campanha de vacinação acontece em São Paulo, na sede da Prefeitura, às 15h, com a presença da presidenta Dilma Rouseff.

Meninas de 11 a 13 anos devem receber três doses da vacina. Assim ficam imunizadas contra o HPV. A segunda deve ser aplicada  seis meses depois da primeira. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será realizada nas escolas e postos de vacinação do SUS.

A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

Em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de 9 anos.

O câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Com informações do Ministério da Saúde, Blog do Planalto e Agência Brasil
 

Confira o esquema de vacinação adotado em todo o País:
tabela_hpv 

To top