“Vamos dar ao PT a tranquilidade e oxigênio que ele precisa”, diz Lula

Lula defendeu que parlamentares reservem ao menos um final de semana para reforçar imagem do PT pelo PaísO ex-presidente Lula afirmou nesta manhã no 5º Congresso Nacional do partido, em Salvador (BA), que deputados e senadores devem reservar pelo menos um final de semana para visitar outras bases parlamentares para reforçar a imagem e fazer a defesa do legado dos governos do PT na presidência do País. Essa iniciativa, segundo ele, vai ajudar o partido a ser o que era desde o seu nascimento, de forte presença nas bases. “Sei que o momento é delicado para o PT, mas este é o momento do ressurgimento como força política”, disse Lula, sendo bastante aplaudido.

Lula lembrou que lá atrás, no começo do projeto, saía para viajar acompanhado de deputados estaduais e vereadores na quinta-feira e só retornava para casa no domingo à noite. Por isso, ele pediu que a partir de agora, um deputado ou senador reserve um final de semana para ir na base parlamentar do colega. Lula até brincou com o senador Donizeti Nogueira, do Tocantins, que assumiu o cargo por ser suplente da atual ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

“O Donizeti é novato no Senado, mas nada de ficar paparicando a Kátia Abreu. Você tem que viajar o País. A Benedita (deputada Benedita da Silva) ao invés de voltar para o Rio, num fim de semana vai para a Paraíba. Cadê o Lindbergh (senador Lindbergh Farias), quanto tempo ele não vai para a Paraíba”, brincou.

Rodar o País à pé, segundo Lula, não será possível, mas ele está disposto a fazer esse intercâmbio por considerar salutar para o partido. Os parlamentares devem reservar atenção para suas bases, mas agora serão incentivados a percorrer todos os cantos do Brasil acompanhados dos parlamentares locais.

“Vamos fazer o debate. Somos da paz, mas eles (a oposição, a elite e a direita revoltada) querem briga. Não vamos entrar e nem fazer o jogo rasteiro deles. Vamos conversar com a sociedade brasileira. O que eles querem nós sabemos, é destruir o nosso legado”, afirmou Lula.

O ex-presidente pontuou o que é conhecido há muito tempo pela militância petista e pelos parlamentares o ódio nutrido contra o PT, que não mudou. “As pessoas não vão mudar. Na campanha de 1989, em São Paulo,  apertavam a campainha dos apartamentos e perguntavam quantos quartos tinham, porque diziam que o PT ia trazer um nordestino para morar ali”, recordou. Portanto, disse Lula, os petistas devem defender o legado vitorioso do Partido dos Trabalhadores de cabeça erguida.

Marcello Antunes

 

Leia mais:

Apesar de difamações, PT continua vivo e construindo um País melhor, diz Lula

Tese aprovada no primeiro dia do encontro defende novo modelo tributário

To top