Venda de diesel menos poluente cresce 26% no ano

A comercialização do óleo diesel S10 no Brasil atingiu a marca de 4,1 bilhões de litros nos primeiros seis meses do ano. O volume corresponde a 14,5% do total de óleo diesel consumido no país no mesmo período. Somente em junho, foram vendidos 776 milhões de litros desse combustível menos poluente, um crescimento de 26% em comparação ao comercializado no início de 2013.

Disponível nos postos de abastecimento desde o dia 1º de janeiro de 2013, o óleo diesel S10 é ofertado em 17 polos de distribuição em todo o território nacional, responsáveis pelo fornecimento dos mais de 10 mil postos que já comercializam o produto. Desses, cerca de seis mil decidiram espontaneamente comercializar o diesel S10, o que mostra a boa aceitação do produto no mercado.

Todos os postos de revenda que já comercializavam o óleo diesel S50 passaram a vender, a partir do primeiro dia de 2013, o diesel S10. Dessa forma, o consumidor não ficou privado de encontrar pontos de venda deste óleo diesel com teor de enxofre reduzido.

A utilização desse tipo de combustível, aliada à evolução tecnológica dos novos veículos de ciclo diesel, colocará o Brasil em posição de destaque em termos de abastecimento de combustíveis e de exigências ambientais.

Mais mudanças

Outras alterações no setor de óleo diesel também estão em andamento. Desde 2009, o óleo diesel S1800 (conhecido como “diesel interior”) tem sido substituído gradativamente pelo diesel S500, com menor emissão de poluentes, o que contribui de maneira significativa com a melhoria da qualidade do ar. Essa substituição deve ser concluída até o fim deste ano. Atualmente, o diesel S1800 representa 41% do mercado de óleo diesel, com aproximadamente 23 bilhões de litros consumidos por ano.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

To top