Vendas de materiais de construção têm alta de 3,8% sobre 2012

:: Da redação17 de dezembro de 2013 17:55

Vendas de materiais de construção têm alta de 3,8% sobre 2012

:: Da redação17 de dezembro de 2013

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) sobre o ritmo das vendas de produtos utilizados na construção, ampliação e reforma de casas e apartamentos, apontou crescimento de 3,8% entre janeiro e novembro deste ano, comparado a igual período de 2012. Esse percentual já descontou a inflação, portanto, indica vendas líquidas.

O resultado mostra um aquecimento mais intenso do que no ano passado, quando as vendas no mesmo período tinham crescido 1,9%. No entanto, em novembro sobre outubro houve queda de 8,1% e, na comparação com o mesmo mês de 2012, pequena elevação de 1%.

Segundo nota da Abramat, para atingir a meta de alcançar alta de 4% no fechamento do ano, o setor terá de contar com pequena demanda neste mês de dezembro.

Os dados relativos a novembro mostram que o consumo foi maior no segmento dos produtos para acabamento, com expansão de 7,2% sobre o mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro, houve recuo de 5,6%. No acumulado desde janeiro, as vendas cresceram 6,8%.

Os materiais básicos tiveram saída 2,9% maior do que em novembro de 2012 e 9,9% menor do que em outubro último. No acumulado até novembro, foi registrada elevação de 2%.

A pesquisa da Abramat indica ainda que a contratação de pessoal ficou praticamente estável, com taxa de 0,3% sobre novembro do ano passado e de 0,2% sobre outubro último.

Com informações da Agência Brasil

Leia também