Vendas no varejo cresceram em 2011

O comércio varejista do País registrou crescimento de 0,3% no volume de vendas em dezembro de 2011, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. A receita nominal também cresceu 0,3%. Com isso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor completa quatro meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e 38 meses seguidos em receita nominal.

Os outros índices, sem ajuste sazonal, apresentaram crescimento no volume de vendas de 6,7% sobre dezembro de 2010 e de 6,7% no acumulado do ano.  Já a receita nominal obteve taxas de 10,1% com relação a dezembro de 2010 e de 11,5% no ano.

Na série com ajuste sazonal, sete das dez atividades obtiveram variações positivas em volume de vendas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,9%); Móveis e eletrodomésticos (2,6%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%); Tecidos vestuário e calçados (0,9%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,6%). Os dados foram divulgados na terça-feira (14) e estão na página do IBGE na internet.

Em Questão

To top