Viana alerta: 800 milhões de pessoas sem acesso a água

Ao ler a Declaração Universal da Água, o senador alertou: “É muito importante porque a responsabilidade é de todos para que possamos melhor manejar esse recurso.

Ao registrar a comemoração do Dia Mundial da Água nesta quinta-feira (22/03), o senador Jorge Viana (PT-AC) ressaltou que mais de 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável de boa qualidade em todo o mundo. Para ele, é necessário não apenas cuidar desse recurso natural finito, mas também democratizar o acesso e o consumo.

“Felizmente, temos muitos cidadãos, em todos os países, preocupados com o uso desse recurso, com o acesso a esse recurso, que é a água”, disse Viana, que participou do Fórum Mundial da Água, na França, na semana passada.

Ao estabelecer a data comemorativa em 1992, lembrou o senador, a Organização das Nações Unidas (ONU) também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

“A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano”, disse Jorge Viana, lendo trecho da declaração.

O senador lembrou que muitas regiões da Terra apresentam escassez de água, como algumas partes da região Nordeste do Brasil. Além disso, a água é mal distribuída entre as diversas nações.

“Está se fazendo hoje a pegada hídrica. O que é a pegada hídrica? É calcular o consumo per capita de água. Alguns estão consumindo muito e outros não têm quase nada para consumir”, explicou.

Veja trecho do discurso do senador Jorge Viana

{youtube}8B-M7WhLjzM{/youtube}

Agência Senado

Leia a íntegra do discurso de Jorge Viana

To top