Viana celebra data da incorporação do Acre ao Brasil

O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou os 108 anos do Tratado de Petrópolis, que incorporou o Acre ao território brasileiro. O senador afirmou que, com a estrada do Pacífico, “o território acreano começa a mudar o mapa da economia do país”.

O parlamentar lembrou que a conquista do Acre foi uma luta longa e árdua que custou a vida de muitos brasileiros e bolivianos. Afirmou que o Acre é o lugar onde a cultura brasileira e a língua portuguesa foram mais longe. A capital do estado, Rio Branco, está mais próxima das capitais da Bolívia e do Peru do que de Brasília.

O representante do Acre afirmou que “o desenvolvimento do estado permitirá que Brasil se volte para países da América do Sul”. Lembrou que o lado brasileiro da estrada do Pacífico ficou pronto quando ele ainda era governador do estado. Em 2011, foi concluído o lado peruano.

Com a estrada, os produtos brasileiros passam a ter acesso a portos peruanos e, de lá, à Ásia e à costa oeste dos Estados Unidos, criando novas rotas de comércio para o país.

O ex-governador comemorou ainda que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do estado, criada em 2010 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a que está em estágio mais avançado em todo o país.

Com informações da Agência Senado

Leia a íntegra do discurso do senador Jorge Viana

To top