Viana conclama acreanos a migrarem para a iniciativa privada

“Todas as vantagens que o empresário sonha, a ZPE proporciona por causa da tributação diferenciada”.

O senador Jorge Viana (PT) exortou os acreanos com espírito de empreendedorismo, que sonham com um negócio próprio e que tenham vontade de crescer economicamente, a se organizarem para atuar dentro da Zona de Processamento de Exportação do Acre, a ZPE, que está prestes a ser criada definitivamente em Rio Branco.

O senador foi o relator da matéria – que concede tratamento tributário diferenciado às empresas com vocação exportadora -, aprovada nesta semana pelo Senado e enviada à Câmara dos Deputados. “Todas as vantagens que o empresário sonha, a ZPE proporciona por causa de uma tributação diferenciada e quem tem um sonho de ter um negócio próprio vá pra iniciativa privada, faça algo novo, inovador, porque a oportunidade é agora, mesmo em tempo de crise, que é também o melhor período de crescimento”, estimulou Jorge Viana, em entrevista ao jornalista Alan Rick, do programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta, que foi ao ar na noite desta quarta-feira, 17.

Embora seja um conceito que no mundo se iniciou em 1975, no Brasil, a lei é de 2007 e, segundo o senador, encontra resistência dos grandes empresários e indústrias paulistas, que querem ver o resto do País dependendo de São Paulo na compra de produtos industrializados e de outros setores. “A princípio, as regras não eram atrativas, pois 80% do que seria produzido dentro de uma ZPE iriam para exportação. Com a Europa em crise, todo o mundo quer vender para o Brasil”, disse acrescentando que, no Acre, 40% do que será produzido terá como destino o consumo interno, e, outros 60% para o externo.

Segundo ele, o sistema alfandegário acreano que também está avançado, de acordo com as mudanças que estão sendo feitas na área econômica pelo governo Dilma. Atualmente, disse o senador, 187 ZPEs geram 50 milhões de empregos e R$ 145 bilhões por ano na China. No México, por exemplo, são 1,3 milhões de postos de trabalho. “Trata-se de algo extraordinário para a economia”.

No Acre, no entendimento do senador, o destaque pode ser dado para o uso dos produtos florestais.

Com informações do site http://www.agazeta.net

To top