Viana: Cooperacre é exemplo de economia sustentável

A maior cooperativa de produtos do estado passa a gerir a Usina de Castanha Chico Mendes.

No primeiro dia de sessão deste segundo semestre no Senado Federal, o senador Jorge Viana (PT-AC) fez um pronunciamento em que ressaltou a importância da Cooperacre – maior cooperativa de produtos extrativistas do estado – para a economia sustentável do Acre.  A cooperativa recebeu do governo do estado, no último fim de semana, em Xapuri, a Usina de Beneficiamento de Castanha Chico Mendes, que foi reinaugurada após ampliação e modernização. A Cooperacre será a responsável pela administração do local.

“Queria cumprimentar a todos que lutam por um Acre que seja referência de desenvolvimento sustentável. Sempre entendemos que a floresta deve ser vista como um patrimônio nacional, de todo o povo. Mais que isso: deve ser vista como um ativo econômico importante, capaz de, quando manejada e usada de forma inteligente, ajudar a construir um mundo melhor, um Acre melhor, um Brasil melhor. É isso que estamos procurando fazer no Acre”, ressaltou o senador.

Para ele, a Cooperacre é um ícone de sucesso, “um exemplo de como pessoas simples, fazendo coisas que, aparentemente não são complexas, mas fazendo com amor, com carinho, com cuidado, podem promover grandes transformações na vida de um povo e na economia de um Estado”, afirmou o senador.

Hoje, a Cooperacre é fornecedora exclusiva de castanha para a Nestlé e a Nutrimental. Com a usina, a cooperativa aumentou sua capacidade de produção e passa a beneficiar e empacotar, tipo exportação, mais de 100 toneladas de castanha por mês. A matéria-prima é toda oriunda dos seringais de Brasileia e Xapuri. O principal destino da castanha são os mercados do Sul e Sudeste do País.

De acordo com o presidente da Cooperacre, Manoel Monteiro, na safra deste ano, correspondente aos meses de novembro a abril, foram comprados dos cooperados mais de 500 mil latas de castanha, o equivalente a 7 milhões de quilos, contabilizando um investimento de R$ 15 milhões, em compra de matéria-prima.

“A Cooperacre, com o Manoel à frente, com um conjunto de cooperados e de outras cooperativas, hoje nos ajuda a promover o que nós, orgulhosamente, chamamos de desenvolvimento sustentável, um desenvolvimento que o mundo busca e que o Brasil precisa encontrar. É um processo de industrialização do Acre com base florestal que agora se materializa e ganha escala e vira referência para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o senador.

Assessoria de Imprensa do senador Jorge Viana

To top