Viana, Diniz e Ângela Portela debatem preço das passagens aéreas

Os senadores do PT do Acre e de Roraima participam da audiência que discute exorbitância dos valores em viagens para o Norte e o Nordeste

A queixa dos senadores do PT da Região Norte – Ângela Portela, de Roraima; e Aníbal Diniz e Jorge Viana, do Acre – é antiga e já foi levada várias vezes ao plenário do Senado. Todos sentem no próprio bolso a exorbitância dos preços das passagens aéreas para suas cidades de origem. Os valores pedidos não afetam apenas parlamentares da região Norte, mas também de várias capitais do Nordeste. Muitas vezes, diante do valor milionário que é cobrado, senadores e deputados optam por permanecer em Brasília durante o final de semana, repetindo a mesma pergunta: como pode um bilhete aéreo Brasília-Rio Branco, por exemplo, custar mais do que um de ida e volta para vários países da Europa?

Após a seguida cobrança por explicação de representantes das companhias aéreas e autoridades aeroportuárias (não atendidas), para justificar os valores cobrados, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) vão tratar do assunto na tarde desta segunda-feira (10), em audiência pública. A realização do debate atende a requerimento dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jorge Viana (PT-AC) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

“O transporte aéreo é de primeira necessidade em muitas regiões do Brasil, principalmente na Amazônia”, diz o senador Viana. “Hoje, vivemos situações absolutamente anômalas, como a de pagar por um preso abusivo por voos que vão com restrição de assento. Ou seja, a poltrona está vaga não porque não houve comprador para ela, mas por decisão da companhia aérea”.

Foram convidados para o início do debate representantes de empresas e do governo federal:o presidente do Conselho Empresarial de Políticas Urbanas, José Aparecido Ribeiro, o presidente da MAP Linhas Aéreas, Marcos José Pacheco, e o assessor de Relações Institucionais da GOL Linhas Aéreas, Alberto Fajerman.

Também devem estar presentes o diretor de Relações Institucionais da Trip Linhas Aéreas, Vitor Rafael Rezende Celestino, e o diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Ricardo Chaves de Melo Rocha. O diretor de Relações Institucionais da Passaredo Linhas Aéreas, Jorge Viana, e o diretor de Assuntos Coorporativos da TAM Linhas Aéreas, Marcelo Mendonça, completam a lista de debatedores.

To top