Viana: educação foi fundamental para avanço do Acre

Senador lembrou que dados do Ideb respondem a investimentos feitos na formação de professores.

O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, nesta terça-feira (21/08), os recentes dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que apontaram o Acre como o estado com a melhor avaliação na Região Norte, como havia apontado o senador Aníbal Diniz (PT-AC), em discurso no dia anterior.

“Estabelecemos que a educação seria as mãos do nosso projeto de desenvolvimento para o Acre. A gente pregava o desenvolvimento sustentável, o governo da floresta, implantar a floresta com Marina, com todos, mas falamos: as mãos que seguram o projeto é a educação”, destacou Viana, ao lembrar do projeto implantado durante a sua gestão a frente do Governo do Acre.

Além disso, o senador também apontou que houve uma valorização da mão de obra da educação e os prédios utilizados como escolas eram mantidos sempre bem conservados.

“Contratamos a universidade federal para que formasse 100% dos professores do Acre com terceiro grau – 100%. Esse projeto foi concluído. Custou mais de uma centena de milhões de reais; para um Estado pobre como o Acre, foi um grande investimento o que fizemos. E falamos: todos os professores de todas as esferas, Municípios e Estado, terão uma vaga para se formar”, enfatizou o senador, que seguiu apontando que, devido a esse programa de formação, as escolas de todos os municípios do estado passaram a ter o ensino médio.

Estrutura da educação
O senador Jorge Viana também alertou para a necessidade de municípios, estados e União trabalharem de forma integrada para que a educação continue avançando. Para Viana, não existe possibilidade de se fazer a transformação, que é na base, sem haver um esforço de todos pela Educação.

“O aluno que vai mal no Ensino Fundamental, hoje, certamente é o aluno que irá mal no Ensino Médio amanhã e certamente é o mal universitário daqui a algum tempo, se for. Acho que deveríamos promover uma grande mudança. É o seguinte, das crianças cuidam as prefeituras; dos jovens, os Estados e dos adultos cuida a União. Se não fizermos isso, o conserto vai demorar muito tempo, vai ser só um pequeno reparo, e não uma grande mudança que nós almejamos, esse é o aspecto”, disse.

Leia a íntegra do discurso do senador Jorge Viana


Leia mais:
Aníbal Diniz destaca bom rendimento do Acre no Ideb

To top