Viana: O Brasil ainda deve desculpas aos povos indígenas

Senador homenageou população indígena na passagem do Dia do Índio.

O Brasil ainda precisa pedir desculpas aos povos indígenas pela “dívida enorme” que tem com eles. A opinião é do senador Jorge Viana (PT-AC), que em pronunciamento ao Plenário, nesta quinta-feira (18), homenageou o Dia do Índio, comemorado nesta sexta (19). Ele citou o trabalho que vem realizado no Acre, desde que exerceu o governo do estado (1999-2007).

“Desenvolvemos um trabalho que, de alguma maneira, resgatou a dignidade e o respeito à cultura, à história desses povos. Mas os conflitos ainda estão em um nível que não é bom, nem para os não-índios e muito menos para os índios”, avaliou.

O senador propôs “uma decisão de Nação” que estabeleça o direito dos indígenas, que reconheça sua cultura, sem negligenciar nem os transformar esses povos em instrumento de enfrentamento ideológico ou político. “Com serenidade, mas com compromisso, nós devemos, sim, sempre procurar corrigir as distorções, corrigir os erros e, ao mesmo tempo, apontar um caminho que busque trazer a tranqüilidade”, concluiu.

To top