Viana: “O governo desmistificou o Código Florestal”

O senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou, na última sexta-feira (4), em Manaus, que está confiante na aprovação do projeto de reforma do Código Florestal Brasileiro, nas comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. A votação do projeto está prevista para terça-feira (8), em Brasília (DF).

O senador avaliou que o Governo está ‘maduro’ para discutir a matéria. No dia 22, o texto segue para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA). “O governo desmistificou as discussões em torno do Código Florestal. Fizemos dezenas de audiências e conseguimos atender aos interesses de todos os segmentos”, afirmou. “Mostramos ao país que é possível produzir mais, sem aumentar as áreas de pastagem”.

Jorge Viana participa, nesta sexta-feira, de um debate com cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Segundo ele, as propostas feitas pela comunidade científica serão anexadas ao texto principal do Código Florestal e também servirão de argumento para a criação de uma “Lei do Bioma Amazônia”, que será elaborada assim que Código Florestal estiver aprovado.

O Bioma Amazônia, disse o senador, será um conjunto de medidas projetivas específicas para a região, com formato semelhante ao à Lei do Bioma Cerrado.

“Ser possuidor da Amazônia é uma solução, não é um problema. E a comunidade científica tem muito a nos ajudar, no sentido de manejar a floresta amazônica. O melhor jeito de conservar as florestas é fazendo uso inteligente delas”, afirmou.

Para o senador, os cientistas que atuam na Amazônia podem dar contribuir com ideias que transformem proteção ambiental em ativos econômicos.

“Temos que voltar a criar uma relação econômica com a floresta, como ocorria na época da colonização. Temos que fazer da Amazônia uma ativo econômico que ajude as comunidades e o Governo”, afirmou.

Fonte: Carlos Eduardo Matos- G1 AM

To top