Viana quer homenagear pessoas dedicadas à causa indígena

Para Jorge Viana, a história do povo indígena se confunde com a de todos os brasileiros

Viana quer homenagear pessoas dedicadas à causa indígena

O senador Jorge Viana (PT-AC) aproveitou as comemorações do Dia do Índio – 19 de abril – e apresentou nessa terça-feira (17/04), em plenário, dois requerimentos de {modal url=https://ptnosenado.org.br/popup/121-popup/18766-voto-de-aplauso}voto de aplauso{/modal}: um para o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles, por haver dedicado sua vida à proteção e defesa da vida e da cultura indígena, e outro para a Comissão Pró-Índio (CPI), instituição que trabalha na defesa da cidadania dos índios, em áreas como educação, saúde, meio e produção. A iniciativa se justifica, segundo o parlamentar, porque “a história do povo indígena se confunde com a de todos os brasileiros”

Viana destacou que o Acre é “referência quando o tema é a questão indígena”, graças aos movimentos sociais, às organizações – como a CPI – e às pessoas que trabalharam durante anos para instituírem uma política para esses povos. O que, na visão do senador, deveria ser “institucionalizada e incorporada” a agenda política de todo o País.

Lembrou, o petista, que a CPI, criada em fevereiro de 1979, ajudou a edificar o reconhecimento dos povos indígenas no estado, colaborando, assim, para que 14% do território acreano continuem nas mãos dos povos indígenas. Além disso, desde 1999, uma parceria entre a instituição e o governo do Acre, intermediada por Viana, permitiu capacitar agentes comunitários indígenas de saúde, dos professores indígenas e agentes agroflorestais. Só neste ano, por exemplo, 150 indígenas receberam diploma universitário.

jose_carlos_dosreis_meirelles_junior_sertanista_funai_acreSobre o sertanista, Jorge Viana afirmou que é uma “honra ter como acreano por adoção José Carlos Meirelles”, por ter dedicado a vida a estudar e proteger os povos indígenas, especialmente as comunidades isoladas. Disse o parlamentar que “uma das viagens mais importantes de sua vida” ocorreu ao lado de Meirelles, quando sobrevaram uma área no meio da floresta e viu pela primeira vez os índios isolados no Acre.

Viana assegurou que graças ao trabalho do sertanista, um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), novos sobrevoos constataram que a população indígena isolada cresce no Acre. “Pelo número de roçados, pela plantação que tem, pelo número de casas e malocas, entendemos que há ali uma população perto de 500 índios, que vivem independentemente daquilo que achamos que é imprescindível para a vida”, elucidou.

Um dos episódios mais marcantes e igualmente elucidativos da vida de Meirelles ocorreu em 2004, quando recebeu uma flechada no rosto após um ataque de índios isolados peruanos ao acampamento em que se encontrava. De acordo com o parlamentar acreano, o sertanista foi salvo “por um verdadeiro milagre” e ainda assim voltou para a missão que tinha por finalidade resguardar aqueles índios.

Foto internas: site Integração Brasil

Leia a íntegra do pronunciamento do senador Jorge Viana

Leia mais:

No plenário, senadores homenageiam Dia do Índio

Senadores petistas destacam necessidade de acordo entre Brasil e Peru para proteger índios isolados

To top