Votação da PEC do Trabalho Escravo na próxima semana

A matéria prevê a expropriação de terras, que serão destinadas ao assentamento rural e habitação. 

Votação da PEC do Trabalho Escravo na próxima semana

Ministra dos Direitos Humanos,
Maria do Rosário, presenciou a
votação na CCJ ao lado da
senadora Ana Rita

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vota na próxima quarta-feira (26) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 57A/2009, que determina a expropriação de terras onde for constatada exploração de trabalhadores em condições análogas à de escravidão. Na área rural, essas propriedades poderão ser direcionadas para programas de assentamento rural. Nas áreas urbanas, esses imóveis poderão atender aos programas de habitação popular.

O parecer à matéria foi apresentado colegiado na reunião desta quarta-feira (19) pelo relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e houve pedido de vistas coletivas, para que integrantes da comissão pudessem analisar o texto proposto pelo tucano.

A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, acompanhou a leitura do parecer. O relator defendeu, no texto, que “para facilitar a aprovação da medida”, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) avalie a possibilidade de a PEC ir ao plenário, já acompanhada de uma proposta de legislação complementar, que regulamente como se dará a expropriação e defina o conceito de “trabalho escravo”.

Conheça a PEC do trabalho escravo 

Leia mais:

Ana Rita: chegou a hora de votar a PEC do Trabalho Escravo

To top