pedido de informações

Wagner cobra explicações sobre Operação Carro-Pipa

O senador afirmou que relatos mostram que a falta de planejamento do governo tem levado, inclusive, à suspensão da distribuição de água potável pelos carros-pipa, especialmente na Bahia
Wagner cobra explicações sobre Operação Carro-Pipa

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento no Senado solicitando que o Ministério do Desenvolvimento Regional esclareça como vem sendo conduzida a Operação Carro-Pipa. O órgão deverá informar a execução orçamentária do novo programa, se houve redução no abastecimento de água potável no Norte e no Nordeste do país e se a metodologia de pagamento para os trabalhadores do setor sofreu alguma alteração.

“O Ministério adotou, recentemente, novas medidas para essa importante política pública, comprometendo o fornecimento da água pelos caminhões e prejudicando o atendimento a milhares de sertanejos”, destacou. “O órgão precisa explicar essa mudança que afeta algo tão importante à sobrevivência no semiárido. Quais são os ganhos sociais, humanitários e econômicos almejados com o atual programa?”, questionou.

Em seu requerimento, Wagner afirmou que relatos mostram que a falta de planejamento do governo tem levado, inclusive, à suspensão da distribuição de água potável pelos carros-pipa, especialmente na Bahia. “Isso é muito grave. Muitos brasileiros dependem quase que exclusivamente desse meio para prover sua subsistência. A seca no Nordeste causa grandes impactos negativos na vida da população. Medidas emergenciais, como o fornecimento de água, são essenciais para aliviar os efeitos do clima”, completou.

Atualmente, segundo o próprio Ministério do Desenvolvimento Regional, mais de 850 municípios do Nordeste são atendidos pela Operação Carro-pipa.

Confira a íntegra da matéria

To top