pedido de informações

Wagner cobra explicações sobre ação da Abin durante COP-25

O ministro Augusto Heleno deverá explicar, por exemplo, como agiram os agentes do órgão e se a operação foi em defesa dos interesses da nação ou do governo, que claramente não cumpre o mandamento constitucional da defesa do meio ambiente
Wagner cobra explicações sobre ação da Abin durante COP-25

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento solicitando que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) apresente informações acerca da ação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), durante a 25ª Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas.

Pela solicitação de Wagner, o ministro Augusto Heleno deverá explicar, por exemplo, como agiram os agentes do órgão e se a operação foi em defesa dos interesses da nação ou do governo, que claramente não cumpre o mandamento constitucional da defesa do meio ambiente.

“Como noticiado pela imprensa, agentes da Abin estiveram presentes, pela primeira vez na história, numa conferência do clima da ONU. Ambientalistas se sentiram intimidados diante do monitoramento de sua atuação, especialmente denunciando a falta de ação do governo brasileiro diante dos desmatamento e queimadas, entre outros”, descartou Wagner.

A informação, como destacou o parlamentar, foi inclusive confirmada pelo ministro. “Porém, essa não é a função da Abin. O órgão não pode servir de instrumento para a defesa dos interesses políticos específicos dos governantes de plantão. O Congresso Nacional precisa realizar uma fiscalização independente e soberana sobre essa surpreendente operação na COP 25, conferência realizada de forma inteiramente transparente”, completou.

Confira a íntegra da matéria

To top