Meio Ambiente

Wagner cobra informações sobre a política ambiental brasileira

O senador solicitou ao ministro Ricardo Salles informações sobre a política ambiental brasileira. Dados do Inpe mostram que o mês de junho registrou mais de 1000 km² de floresta destruídos
Wagner cobra informações sobre a política ambiental brasileira

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento, nessa quarta-feira (15), solicitando que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, apresente informações sobre a política ambiental brasileira. O questionamento ocorre após dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), no início de julho, mostrarem que o desmatamento na Amazônia teve mais um mês de alta em relação a 2019. Junho registrou mais de 1000 km² de floresta destruídos.

“De acordo com o Inpe, as taxas de focos de incêndio e de alertas de desmatamento na Amazônia são preocupantes. Os dados mostram que mesmo com a ação Verde Brasil 2, que colocou o exército na floresta, não houve avanços em relação à situação do desmatamento e das queimadas em 2019. Assim, a projeção para o fim de 2020 são de números bem superiores às verificadas no ano passado”, lamenta o senador.

Para Wagner, os números alarmantes são resultantes da política ambiental conduzida pelo atual governo, objeto de críticas no País e fora dele. Uma prática bastante comum, lembra, é a escolha de dirigentes sem experiência e conhecimento na área para cargos importantes do Ministério e órgãos a eles vinculados.

“Não é por outra razão que o Brasil tem sido tão exposto à crítica internacional, comprometendo o êxito de negociações comerciais em curso, como o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, afastando investidores internacionais e provocando movimentos de boicote de consumidores contra produtos nacionais”, ressalta.

Confira a íntegra da matéria

To top