pequenas e médias empresas

Wagner questiona governo sobre liberação de crédito para empresas

Senador quer uma investigação sobre o porquê de apenas 1%, de um total de R$ 413,5 milhões, ter sido disponibilizado
:: Assessoria do senador Jaques Wagner11 de maio de 2020 15:17

Wagner questiona governo sobre liberação de crédito para empresas

:: Assessoria do senador Jaques Wagner11 de maio de 2020

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou no Senado, na última sexta-feira (8), indicação a ser encaminhada ao presidente do Banco Central do Brasil, solicitando informações e fiscalização sobre a liberação da linha de crédito para os pequenos e médios empresários, como determina a Medida Provisória 944. O parlamentar quer uma investigação sobre o porquê de apenas 1%, de um total de R$ 413,5 milhões, foi disponibilizado até o momento.

“A MP 944, com senso de urgência e interesse público, foi editada para evitar milhares de demissões durante a pandemia. Porém, os bancos estão dificultando o acesso ao crédito e milhares de empresários estão demitindo funcionários, pois não conseguem manter a folha de pagamento. Essa situação tem agravado ainda mais a crise econômica que assola o país”, destaca Wagner.

Diante desse cenários, o senador também solicita que o Banco Central adote medidas para que esse importante instrumento alcance o maior número possível de beneficiários. “O Estado não pode permanecer de costas para os interesses desses empreendedores e se movimentando apenas quando os interessados são as instituições financeiras. O BC precisa investigar eventual descumprimento da MP pelos bancos, dando aos brasileiros a oportunidade de exercerem a cidadania enquanto aguardam por dias melhores”, completa.

Leia também