Wellington aplaude medalhistas das Olimpíadas de Matemática

O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT – PI. Pronuncia o seguinte discurso Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que fazem esta Casa e os brasileiros, especialmente os do Piauí. 

Sr. Presidente, quero, aqui, antes de entrar no tema que me traz à tribuna, comemorar um entendimento, um acordo que permite a retomada de um projeto, é um obra de irrigação do meu Estado, é uma obra do PAC na região do Vale do Rio Piauí, na região de São João do Piauí. Ali fizemos uma experiência importante com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e foi implantado um projeto de fruticultura no assentamento Marrecas, no assentamento Lisboa, enfim, na zona rural de São João do Piauí, às margens desse rio, com produção de uva, produção de goiaba, de mamão, de melão, de melancia, enfim, de vários produtos, ali testados e aprovados. 

No começo de cada ano – e faço aqui o convite aos Senadores, aos que nos acompanham, normalmente no mês de janeiro – é realizado o Festival da Uva em São João do Piauí.

E agora entra em andamento essa nova etapa. São mil hectares de frutas, metade uva, metade outras frutas. Uma parte dessa obra já está pronta e agora entra em funcionamento. Vamos ter um investimento de R$52 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, liberado pela Presidenta Dilma. A previsão de a licitação ocorrer – se Deus quiser, espero não ter mais nenhum problema, mas essa informação também do Dr. Valdinei Amorim, já anunciada lá na companhia da Deputada Regiane e de várias outras lideranças – agora em setembro e condições da obra para o mês de novembro; as condições do início da obra.

Há outro projeto que está sendo trabalhado pelo Governador Wilson Martins, também iniciei, junto com esse de assentados, são cerca de cinco hectares por família. Para vocês terem uma ideia, isso permitirá uma renda na faixa de R$5.400,00 por família/mês, ou seja, vai mudar a realidade, gerar um conjunto de empregos em torno dessas 200 famílias ali assentadas. E o mais importante, outro projeto empresarial que traz pessoas com experiências: agrônomos, técnicos, investidores, somando-se ao outro projeto.

Aliás, é uma lembrança importante: ali serão colocadas duas agrovilas interligadas com estradas, com energia. Com certeza marcará o desenvolvimento do São João do Piauí, onde temos grandes amigos, pessoas importantes nessa caminhada. Ressalto aqui o Dr. Gil Carlos, que é um médico destacado lá, colocou seu nome agora como candidato a Prefeito pelo meu Partido, o Partido dos Trabalhadores. 

E comemoro como uma região promissora. Essa região fica no Semiárido. A perfuração dos poços, os poços jorram. Então, há uma experiência de 22 hectares, por exemplo, plantados de frutas, sem energia elétrica, apenas pela força da água.

Sr. Presidente, o que me traz aqui também é uma outra comemoração do nosso Estado. Mais de 30 mil estudantes foram homenageados pela Presidenta Dilma Rousseff nesta semana pelo desempenho na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas. Em solenidade no Rio de Janeiro, de 30 mil que concorreram no Brasil inteiro, 500 alunos de escolas públicas, receberam medalha de ouro, 900 foram premiados com a medalha de prata e 1.802 com a medalha de bronze. Outros receberam menções honrosas.

Vale destacar, Sr. Presidente, que dessa sétima edição da olimpíada participaram 18,7 milhões de alunos. Estou falando de 30 mil estudantes que tiveram nota adequada pelo menos para uma menção honrosa. Participaram da olimpíada 18,7 milhões de alunos. Isso me encanta, porque a Matemática era um bicho-papão, todo mundo tinha medo de Matemática. Dezoito milhões e setecentos mil estudantes participaram dessa olimpíada. Foram 44,6 mil escolas públicas de todo o Brasil. Certamente do seu Estado devemos ter tido uma participação.

É com muito orgulho que quero aqui destacar, mais uma vez, a belíssima performance dos estudantes piauienses nessas olimpíadas. Tenho afirmado que o meu Estado, que fica no Nordeste, no semiárido, não tem nada a ver com a situação de muitas pessoas que, durante muitos anos, foram colocadas na miséria, na pobreza, por conta da natureza. Não. A minha compreensão é de que o problema não só do Piauí, mas de outros Estados é a educação. Investindo em educação, melhorando a qualidade…

Comemorei outro dia aqui o Ideb. O que demonstra uma coisa acertada. Tive condição de trabalhar, como pioneiro no ensino médio, 19 escolas no modelo da escola de tempo integral. O aluno fica lá pela manhã, toma café, almoça, à tarde tem atividades ou ensino técnico, mais cultura, esporte, reforço escolar, estudo de línguas e de computação. E agora vejo que essas escolas se destacam. A Escola Raldir Bastos teve nota 6,9 no Ideb, para dar um exemplo, está entre as melhores do Brasil, o que mostra que, na verdade, é possível, sim, ter uma escola de qualidade.

Estou a comemorar com muito orgulho, como, creio, todos os piauienses, essa participação e o resultado do Piauí, mostrando a qualidade do ensino cada vez melhor no nosso Estado, tanto o ensino fundamental como o ensino médio e o superior. 
Eu tratei outro dia aqui dos destaques da Universidade Federal, da Universidade Estadual e de faculdades do Piauí. Pois bem. Sete dos medalhistas de ouro são do meu Estado, são do Piauí: o Kevin Monteiro de Miranda é de Parnaíba; José Marcio Machado de Brito, Antônio Wesley de Brito Vieira e Jean Carlos Sousa de Brito são de Cocal dos Alves, uma cidade que é campeã brasileira em medalhas. Essa cidade agora já deve estar se aproximando de cem medalhas nas olimpíadas brasileiras. Ela recebeu inclusive a visita do Ministro da Educação, uma cidade com cinco mil habitantes, que, pela força do Professor Xavier, que é um professor da universidade federal e resolveu – de Matemática, um homem que podia estar em qualquer lugar do mundo, na melhor universidade do mundo – se dedicar a sua terra e àquilo que ele conhece mais, que é a Matemática; uma pessoa com doutorado – aliás, o Deputado Federal Nazareno Fonteles é um destacado professor nessa área da Matemática, apaixonado também, meu companheiro de partido. Pois bem. Ele montou uma equipe de professores da maior qualidade, daí esse destaque. Aliás, destaque também nos vestibulares. Dos alunos que concorrem ao vestibular ali, 70% este ano foram aprovados no vestibular. Dos que se inscrevem, 70% são aprovados. Olhe que coisa espetacular! Então parabéns especiais para Cocal dos Alves.

Laércio Marcos Motta Dutra, Wenderson da Silva e Luís Mayke Lima da Silva, de Teresina – parabenizo também o destaque das escolas de Teresina.
O Piauí conquistou, além das sete medalhas de ouro, oito medalhas de prata, 22 de bronze e 286 menções honrosas.

Desde 2005, o Município de Cocal dos Alves, na região norte do Piauí, apresenta um excelente desempenho em diversas competições de conhecimento e uma taxa de aprovação nos vestibulares maior do que em outros Municípios no Brasil, com média de 70% ao ano, todo ano. 

Destaco ainda outro ponto: o Piauí é o Estado brasileiro que mais tem alunos na rede pública ocupando vaga nas universidades e nas faculdades. De cada 100 vagas de vestibulares no meu Estado, 60 são alunos da rede pública, o que mostra que, nesse caso, está cumprindo de sobra a política de cotas que muitas vezes se estabelece.

Qual é o segredo disso? Uma escola com mais qualidade, reforço escolar, que implantei lá como Governador, e uma coisa chamada cursinho popular. Alunos aprovados da rede pública, que estudaram a vida toda na rede pública: primeiro lugar em Medicina, primeiro lugar em energia elétrica, primeiro lugar em Economia. Então não é só naqueles cursos de licenciatura. Não, em várias áreas. 

Aqui está mais uma vez essa prova. Na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática, dos 29 estudantes de Cocal dos Alves classificados para a fase final da competição, 25 obtiveram êxito, conquistando 10 medalhas e 15 menções honrosas, além de premiações para as escolas. Então, se são 25, já ultrapassou em muito as 100 medalhas naquele Município. Como disse, uma cidade pequena que nos orgulha por esse trabalho.
Dentre as escolas públicas piauienses, destacou-se a Escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão, que obteve a maior premiação, e a Escola Estadual de Ensino Médio Agostinho Brandão, por manter a média de premiação dos anos anteriores.

Parabenizo, assim, em nome do Professor Antônio Cardoso do Amaral, que foi considerado o Homem do Ano em 2011, em um prêmio nacional, cada professor, cada professora, diretores que se dedicam e também todos trabalhadores e pais desses alunos e alunas premiados.

Essa olimpíada, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2005 e visa identificar talentos e estimular o estudo de matemática entre alunos e professores de todo Brasil. O Piauí também se destaca na área da química, da física, em outras áreas importantes. Podem participar alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Um exemplo de sucesso é a estudante Tabata Cláudia Amaral, de Pontes, 18 anos, que no primeiro semestre deste ano conquistou uma vaga para estudar em Harvard e em outras cinco universidades americanas. Isso mostra a qualidade do ensino quando se tem a dedicação dos profissionais, do Governo, para ter ali o essencial: a biblioteca, o computador, os livros. Desde o Governo do Presidente Lula houve milhões de livros distribuídos. Isso faz a diferença. A jovem foi medalhista da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas em 2005 e 2006, com uma prata e um ouro respectivamente. Com isso, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio particular e continuou a vencer competições do gênero no Brasil e no exterior.

A intenção agora, segundo o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, é realizar a primeira edição da Olimpíada do Conhecimento em 2016 e integrar os calendários de todas as 13 competições do gênero existentes hoje no Brasil, como a Olimpíada de Física, Astronomia, Matemática, entre outras.

Não há dúvida de que a educação é a solução. Como eu digo e disse na ocasião a Presidenta Dilma: é a base de tudo a educação. É a partir dela que se tira de vez uma pessoa da miséria.

Eu sempre cito com muito orgulho o meu exemplo pessoal. Eu sou a terceira pessoa, em toda a história da minha família, a chegar à universidade. Resultado disso: a partir daí, com certeza, nenhum descente meu vai ter menos do que ensino superior. A minha filha estuda aqui, aprovada no vestibular da UnB, que, aliás, esteve em greve agora e retornou hoje pelo acordo que foi feito. O Vinícius, meu filho, faz Medicina. Era o sonho dele. O Jairo, meu filho adotivo, faz Direito. E minha filha menor não estuda porque é autista. A ciência ainda não domina, no grau de autismo que ela tem, as condições de estudo, mas se desenvolve numa escola, junto com outros alunos.

O que eu quero dizer com isso? É um investimento de uma vez só. Se a gente conseguir fazer o Brasil ou qualquer Estado ou Município, uma geração inteira, ter pelo menos o ensino médio, nenhuma geração a partir dali vai ter menos do que o ensino médio. Uma geração inteira ter o ensino técnico, ter profissão, ter ensino superior, é isso que vai acontecer com as gerações seguintes e é isso que, certamente, temos de fazer todo o esforço para que o Brasil possa alcançar.

Nos últimos anos conquistamos muito. Somos um País que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza. Somos um País que deu passos largos em várias direções. 
Criamos um Brasil muito mais rico e com mais oportunidades e o exemplo desses meninos e meninas mostra que estamos no caminho certo. É apostando na educação que vamos fazer toda a diferença.

Parabéns Piauí. Parabéns a cidades como Parnaíba, Teresina e Cocal dos Alves.

Era isso que eu tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

To top