Wellington comemora início de pavimentação na Transcerrados

Nessa quinta-feira (23), o senador petista Wellington Dias (PI) subiu à tribuna do Senado para comemorar a assinatura, pelo governador do Piauí, Wilson Martins, da ordem de serviço para o inicio das obras de pavimentação da rodovia estadual PI-397, mais conhecida como Transcerrados. Segundo o parlamentar, o asfaltamento dessa via é estratégico para o investimento na exploração de minerais da região.

“Esta é uma rodovia de 330km. Faz a ligação dos municípios de Antônio Almeida, onde há uma grande reserva de calcário, à Santa Filomena, que também tem uma grande reserva de calcário. Em meio a isso, tem o município de Caracol, uma grande reserva de fósforo para a produção de fosfato, que garante a essência para a produção sem depender de importação, poder ter o superfosfato triplo, como se conhece normalmente, a partir de matéria-prima da própria região. Então, isso é um salto de segurança para os investidores muito grande”, afirmou.

O senador lembrou que acompanhou, enquanto ainda estava à frente do governo do Piauí, os estudos iniciais e as primeiras negociações dessa obra.

Doação de maquinário
Wellington Dias comunicou ainda que deverá participar da entrega a municípios do Piauí de máquinas e equipamentos na próxima segunda-feira (27), em Teresina. As doações serão feitas a municípios com menos de 50 mil habitantes pelo governo federal para a construção e manutenção de estradas e perfuração de poços na zona rural. Segundo o senador, a doação de retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira e caminhões basculantes faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“No Piauí, na próxima segunda-feira, 92 municípios, dos 224, serão beneficiados com a entrega dos equipamentos. Já houve uma primeira etapa no começo do ano, e, agora, a segunda etapa. Com essas máquinas, nós poderemos recuperar e até abrir novas estradas, além de construir açudes e pequenas barragens, tanques para a criação de peixes, para permitir a convivência com a seca nessa região”, acrescentou.

O programa já entregou 1.275 máquinas, que estão ajudando na manutenção e na recuperação das estradas vicinais e na ligação entre os povoados vizinhos. Com essas máquinas, a prefeitura de cada município poderá também abrir novas estradas e fazer outras melhorias na infraestrutura na região.

Das 1.275 máquinas que já foram doadas, 135 foram para a Região Norte; 505, para o Nordeste; 275, para o Sudeste; 227, para o Sul; e 133, para a Região Centro-Oeste.

Nesta etapa do PAC, o Governo está investindo mais R$78,5 milhões para beneficiar 478 Municípios. O objetivo do Governo Federal é chegar ao final do projeto beneficiando 4.800 Municípios com as doações de máquinas e equipamentos.

Leia mais:

União vai ao Piauí para troca de parcerias com 233 cidades
 
Wellington elogia ação do Governo Federal no estados

To top