Wellington destaca importância do encontro de ministros com prefeitos

Encontro no Piauí foi oportunidade única para a pactuação de acordos entre os municípios e órgãos do Governo Federal.


Segundo o senador, os prefeitos
encontraram saída para convênios
com problema de liberação de
recursos

O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), esteve no plenário, nesta terça-feira (07), para destacar o encontro de municípios, ocorrido na capital Teresina, no último dia 30, e que contou com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do ministro das Cidades, Gastão Vieira. De acordo com o senador, essa foi uma oportunidade única para a pactuação de acordos entre os municípios piauienses e órgãos do Governo Federal.

“Tivemos a oportunidade de ver, por exemplo, situações de um convênio que não consegue ser liberado; uma situação em que há uma inadimplência, com idas e vindas, sem uma solução e, de repente, no próprio estado, é possível, com a facilidade da presença dos contadores, da presença das pessoas que assessoram o município, encontrar uma saída”, explicou.

O senador também destacou que a presença dos ministros foi importante para o debate relacionado ao consórcio de águas do sul do estado, conhecido como Prosar e da Adutora do Litoral. 

“A própria ministra Ideli esteve dialogando com as lideranças dos municípios de Ilha Grande, de Parnaíba, de Luís Correia e Cajueiro da Praia. Foi possível a ela perceber a importância dessa obra para o desenvolvimento do nosso litoral, um litoral relativamente pequeno, são 66 quilômetros, mas um belo litoral, com grande potencial em diferentes áreas: na área do turismo, na área da piscicultura, um polo de serviços para aquela região e tem ainda um grande potencial na área da industrialização e produção da carnaúba e na produção também relacionada à fruticultura irrigada e ainda na produção de grãos”, destacou o senador.

Wellington Dias ainda ressaltou a necessidade de descentralização da gestão da empresa de energia elétrica do estado do Piauí. Segundo o petista, a Cepisa, como outras empresas energéticas da região, segue a modelagem da Petrobrás e possuem a sua gestão centralizada no Rio de Janeiro.

“Acredito que a ministra voltou de lá muito sensível para atuar junto às diferentes áreas – o Ministério de Minas e Energia e a própria direção da Eletrobrás – para encontrarmos uma saída também para o grave problema da energia. O nosso mandato certamente estará acompanhando essas importantes reivindicações do povo do Piauí”, disse.

Leia mais:

Wellington participa de encontro com novos prefeitos

To top