Wellington destaca papel das universidades estaduais

O senador destacou os significativos avanços alcançados pela educação no estado do Piauí.

:: Da redação23 de abril de 2012 20:45

Wellington destaca papel das universidades estaduais

:: Da redação23 de abril de 2012

O sucesso alcançado pela Universidade Federal do Piauí (Uesp) — campeã nacional de avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e a única instituição brasileira a conquistar três selos de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil — deve estimular o debate sobre a criação de um sistema de financiamento para as universidades estaduais. É o que defende o senador Wellington Dias (PT-PI).

Em pronunciamento ao Plenário do Senado, nesta segunda-feira (23/04), Wellington destacou os significativos avanços alcançados pela educação em seu estado. No ensino básico, o êxito é demonstrado pelas vitórias de estudantes piauienses em torneios importantes, como as Olimpíadas de Matemática.

“Neste mês de abril, foi a qualidade do ensino superior do Piauí que mereceu homenagem”, destacou o senador. Cinco cursos de Direito do estado estão entre os 89 de todo o Brasil certificados com o selo Destaque de Qualidade OAB, que atesta a excelência do ensino oferecido aos alunos. A concessão desse selo segue critérios objetivos, como a média dos índices de aprovação nos exames da Ordem nos últimos três anos e o desempenho do ENAD do ano anterior.

Ex-governador do Piauí, Wellington Dias destacou o papel desempenhado pelas universidades estaduais na disseminação do ensino superior em todo o Brasil. A Uesp, por exemplo, está presente em 46 regiões do Estado. “Em consonância com os esforços do governo federal para ampliar a oferta de vagas no terceiro grau, é importante fortalecer as universidades das 27 unidades da federação, que têm imensa capacidade levar esses cursos aos diversos municípios”.

Wellington lembra que o sucesso do Prouni — programa que dá incentivos fiscais a universidades privadas como contrapartida à concessão de bolsas para estudantes de baixa renda—deve estimular uma ação similar para as universidades estaduais. “Hoje, o custo de um estudante numa universidade federal é de cerca de R$ 15 mil por ano. Segundo os reitores das universidades estaduais, um repasse de R$ 5 mil por aluno já seria suficiente para que as instituições estaduais ampliassem sua oferta de vagas”, afirmou o senador.

Confira o discurso do senador Wellington Dias


Leia também