Wellington Dias destaca importância do Encontro Nacional de novos prefeitos

O senador Wellington Dias (PT-PI), futuro líder do PT no Senado, considera fundamental a participação dos novos prefeitos e prefeitas no Encontro Nacional que será realizado entre os dias 28 e 30 deste mês pelo Governo Federal. “A partir do início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, em 2002, o governo estabeleceu uma nova relação com os municípios, até porque antes disso o envolvimento era bastante tímido. Nesse encontro os prefeitos eleitos, não apenas o do PT, poderão ter acesso aos programas prioritários do Governo Federal”, afirma.

Segundo o senador, esse Encontro Nacional possibilita aos administradores municipais a ampliação do conhecimento da gestão, das competências que cada ente tem e as formas de acessar cerca dos 80 programas prioritários do governo. “É claro que existem muitos outros programas federais. A participação dos novos prefeitos e prefeitas garante o conhecimento sobre os critérios de adesão para cada programa ou convênio oferecido, sempre com o olhar para a modernização da gestão pública municipal”, diz ele.

Ainda em janeiro, no próprio estado do Piauí, Wellington informa que o governo estadual e o Tribunal de Contas do Estado realizarão um encontro semelhante ao do realizado pelo Governo Federal. O objetivo é também levar os programas estaduais até a ponta final, nos municípios, onde residem as pessoas. “No caso dos programas federais, o governo oferece oportunidades de parceria em diversas áreas, desde a social, com os programas Brasil Sem Miséria e Bolsa Família, até em programas como o Luz para Todos, passando, ainda, pelos programas de melhoria da gestão administrativa, que garante eficácia e eficiência na tomada das decisões. Há, sem dúvida, os programas que chamam atenção dos prefeitos nas áreas de saúde e de educação”.

Wellington Dias afirma, categoricamente, que o encontro é uma oportunidade ímpar para os novos prefeitos e prefeitas, até porque todos serão cobrados pelas promessas de campanha. Ele observa que desde 2002 a maior aproximação entre o Governo Federal e os municípios mudou o pensamento dos gestores municipais, principalmente em relação às emendas parlamentares indicadas para uma ou outra cidade. “Acontece que as emendas de bancada e as individuais hoje representam cerca de 2% a 3% do orçamento e entre 97% e 98% dos recursos estão empenhados nos programas federais destinados à levar para a população o bem-estar social”, diz.

Outro destaque feito pelo senador é o encontro que será organizado pela Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores e que terá a presença do presidente do partido, Rui Falcão e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da presidência da República, Ideli Salvatti. O encontro será no dia 28 e o objetivo é discutir o papel e a organização dos novos prefeitos petistas, de grandes e pequenas cidades – ao todo o PT elegeu 619 prefeitos e prefeitas.

A reunião do PT acontecerá no dia 28 na sede do diretório nacional, em Brasília. Já o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas será no Auditório Ulisses Guimarães, também em Brasília. A Escola de Formação do PT também está divulgando uma cartilha com orientações para os mandatos dos novos vereadores e vereadoras.

Marcello Antunes

Clique aqui para informações do Governo Federal

Clique aqui para fazer a inscrição no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas

Clique aqui para o encontro do Diretório Nacional do PT com os prefeitos e prefeitas


To top