Wellington Dias: MEC repassará 40 milhões para o Piauí

O senador, que foi governador, fez um apelo aos professores, que terão 22% de reajuste.

:: Da redação9 de maio de 2012 14:40

Wellington Dias: MEC repassará 40 milhões para o Piauí

:: Da redação9 de maio de 2012

O senador Wellington Dias (PT-PI) relatou, na última terça-feira (08/05), benefícios obtidos para o Piauí após audiências do governador do estado, Wilson Martins, e da bancada parlamentar federal e estadual do estado com vários ministros.

Segundo ele, o encontro com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para discutir a greve dos professores da rede estadual, que já dura mais de 70 dias, foi produtivo. O ministério deverá repassar R$ 40 milhões para o Plano de Ação Articulada do Governo do Piauí, como garantia para que os professores da rede estadual tenham o reajuste de 22% reivindicado e encerrem a paralisação.

“Gostaria de fazer um apelo aos professores. Sei que o movimento radicalizou, mas acho que, nesta hora, em que há um esforço como esse, da parte do estado – eu, que fui sindicalista e militei no movimento sindical, estou acompanhando os números do estado, e estou aqui dizendo que esse acordo foi feito, foi possível porque houve esse entendimento com o Ministério da Educação – que agora é hora de pensar no principal: nos estudantes. Não é possível alongar a greve por mais tempo”, pediu o senador.

Além disso, o senador relatou que foi discutida na reunião com o ministro Mercadante, a necessidade de garantir condições para a abertura do hospital universitário em Teresina, que já está pronto, mas permanece fechado por falta de profissionais.

Meio ambiente

Segundo Wellington, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, autorizou a liberação de pouco mais de R$ 2 milhões para a manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato. Izabella Teixeira também confirmou visita ao município no próximo mês de agosto, adiantou o senador.

Os recursos para manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara serão repassados para a Fundação Museu do Homem Americano, que administra o parque em parceria com o Instituto Chico Mendes, explicou. Com isso, poderão ser mantidos vários projetos que envolvem a população nativa, auxiliando os habitantes a manter-se, mas convivendo na área de proteção ou em suas proximidades sem causar danos ao ambiente. Os habitantes da região desenvolvem atividades sustentáveis, como produção de mel, artesanato e até a atuação como guias turísticos, para aqueles que têm recebido formação, informou o senador.

“Os estudos demonstram ali a presença humana há mais de 50 mil anos. Aliás, esse é um dos mais bem equipados parques do Brasil. E é por isso que não pode cair desse conceito. E isso não estou dizendo porque é do meu estado; é uma avaliação internacional que coloca esse parque como um dos mais bem equipados do nosso País”, enfatizou Wellington. 

Leia a íntegra do discurso

 

Leia também