Wellington Dias participa dos Jogos Indígenas

11ªedição do evento deve receber 50 mil pessoas

Entre os dias 8 e 15 de outubro, a Ilha de Porto Real, em Porto Nacional (TO), será sede da 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, os Jogos Verdes. Quase 1,3 mil indígenas de diversas etnias vão participar da competição. A estimativa é que 50 mil pessoas acompanhem o evento.

O objetivo dos Jogos Indígenas é resgatar a integração entre diferentes tribos, fortalecendo a identidade cultural dos povos, a promoção da cidadania indígena e a valorização cultural. “As etnias encontram vários parentes perdidos. Por isso, além dos jogos, o evento é um momento de congraçamento entre famílias de diversas tribos”, afirma a assistente técnica Muriel Plautv.

Todas as faixas etárias participarão das atividades e terão direito a receber medalhas. Nas modalidades esportivas, serão usados materiais confeccionados pelos próprios indígenas. Para complementar as atividades, estão programados espaços para feira de artesanato, pinturas corporais, apresentações culturais, exposição fotográfica, mostra de vídeos, projeção de filmes e atividades de educação ambiental.

Outra atração dos jogos é o Fórum Social Indígena, ciclo de três dias de palestras, debates e apresentação dos Jogos Nativos de Integração, arco e flecha e jogos tradicionais, demonstração com lutas corporais e diversas apresentações regionais e culturais.

As primeiras delegações começam a chegar à cidade de Porto Nacional no dia 7 de outubro. Às 17h30, haverá a cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena. A abertura oficial dos jogos acontece no dia 8, às 17h30, com a presença de várias autoridades, entre eles, o ministro do Esporte, Orlando Silva.

O senador Wellington Dias (PT-PI) recebeu convite pessoal do cacique Marcos Terena, em recente visita ao gabinete do senador em Brasília, e confirmou presença. Ele quer participar durante dois dias das atividades promovidas.

Portal Brasil com Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top