Wellington Dias visita Genoino e constata: “ele corre risco de morrer”

Wellington Dias visita Genoino e constata: “ele corre risco de morrer”

 

“Em nome de nossa bancada fazemos um apelo
para que haja uma decisão sobre o pedido para
cumprimento da pena como um doente grave que
precisa de um tratamento domiciliar, como foi
recomendado pelos médicos que o periciaram”

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Wellington Dias (PT-PI), visitou na manhã desta quinta-feira (21) o deputado José Genoino e constatou que seu estado de saúde inspira cuidado médico intenso. “Ele corre risco de vida”, alertou o senador numa entrevista coletiva. Simpatizantes petistas fazem vigília no local desde sábado passado e cobram o fim da arbitrariedade e ilegalidade adotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares estão recolhidos em regime fechado ao invés do regime semiaberto como determinou a sentença judicial.

A visita durou pouco mais de 40 minutos no Centro de Internamento e Reedução – CIR de Brasília. Acompanhado pelos senadores da bancada petista Eduardo Suplicy (SP), José Pimentel (CE), Jorge Viana (AC), Humberto Costa (PE), Paulo Paim (RS), Ana Rita (ES) e os deputados Nazareno Fonteles (PI), Assis Carvalho (PI) e Janete Pietá (SP), Wellington criticou a arbitrariedade e a ilegalidade que configura o início do cumprimento da sentença judicial. “Fizemos uma visita como cidadãos, como companheiros de partido e como quem conviveu e conhece a importante história de luta dos três pela democracia, pelo trabalho e pelas mudanças que aconteceram neste País”, afirmou o líder.

Wellington enfatizou que saiu do encontro extremamente preocupado com a saúde de Genoino. “Nós pudemos testemunhar que é grave seu estado de saúde não apenas pelo que consta em três laudos que já comprovaram, por meio da perícia médica determinada pela Justiça, a delicada situação”, explicou. O líder afirmou que a bancada petista está cobrando agilidade no tratamento legal a ser aplicado neste caso. “Nós estamos falando da vida de pessoa que está em jogo. Estamos falando da vida de José Genoino. Em nome de nossa bancada fazemos um apelo para que haja uma decisão sobre o pedido para cumprimento da pena como um doente grave que precisa de um tratamento domiciliar, como foi recomendado pelos médicos que o periciaram”, enfatizou.

O líder reafirmou que o pleito da bancada petista é o cumprimento da lei para todo e qualquer brasileiro e, nesse caso, no cumprimento da sentença, há necessidade de um tratamento diferenciado conforme recomendação médica para quem se encontra com graves problemas de saúde como é o caso de Genoino. “Nós estamos aqui como senadores da República, afirmando que verificamos uma situação grave, que há risco de vida. Aliás, três laudos tiveram essa constatação. Além disso, é recomendado acatar o tratamento médico e isso significa não ter a descontinuidade no acompanhamento de sua recuperação”, disse. “Não somos nós. Isso quem recomendou foram os médicos peritos”, acrescentou Paulo Paim.

O líder retornou para o Senado e se dirigiu à Comissão de Reforma Agrária (CRA), onde o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participava de uma audiência pública. Wellington fez o relato do estado de saúde de Genoino e cobrou pressa para que a sentença seja cumprida na sua forma, ou seja, em regime semiaberto e no domicílio de cada um, outra ilegalidade apontada pelo senador, já que nem Genoino, nem Dirceu e Delúbio possuem residência fixa em Brasília.

Marcello Antunes

 

Leia mais: 

Suplicy diz que regime semiaberto para Genoino deve ser definido logo
 

Presidenta Dilma reafirma “preocupação” com a saúde de Genoino
 

Viana condena “ação espetaculosa” das prisões de Genoino, Dirceu e Delúbio

To top