Wellington discute criação de arranjos produtivos locais

Ele é autor de emendas que totalizam R$ 1,2 mi para incentivo e capacitação de pequenos produtores.

Os Arranjos Produtivos Locais (APL), que reúnem empreendimentos ou pessoas de uma determinada região em torno de uma atividade econômica, integra uma das principais linhas de atuação do senador Wellington Dias (PT-PI) no Congresso. Particularmente as que estão sendo desenvolvidas no Piauí, seu estado, onde a reunião de pequenos produtores em torno de uma atividade vem gerando bons resultados. Por ser autor de emendas que totalizam cerca de R$ 1,2 milhão para projetos de APL no Piauí, o senador acompanha todas as iniciativas de seu estado. Na última sexta-feira (31/08), ao lado de representantes da Agência de Fomento do Estado, do governo estadual e de entidades parceiras ele participou da discussão sobre a implantação de arranos produtivos nas áreas de aquicultura, fruticultura, horticultura, e da criação de ovinos e caprinos.

Wellington explica que, na atual etapa, o processo de implantação das APL no Piauí está na fase do levantamento das cadeias de produção que poderão compor de arranjos produtivos locais, assim como a identificação das potencialidades e dos investimentos que devem ser realizados para explorá-las em sua plenitude, garantindo renda e sustentabilidade. “É o momento de priorizar unidades de processamento, e estudar modelos cooperativados de gestão e comercialização dos produtos”, explica o senador, “com o objetivo não só de viabilizar a atividade econômica pretendida, mas também dar qualificação aos produtores, estabelecer projetos individuais com viabilidade econômica e prover a assistência técnica necessária para todos os envolvidos. Tudo isso para, no final”, conclui, “para que o produtor esteja vinculado a uma associação ou cooperativa que faça parte de um conjunto de cooperativas, na verdade, uma base industrial que vai agregar valor à matéria-prima fornecida pelos produtores”.

O trabalho já está em pleno andamento, destacou o senador durante a reunião, citando os exemplos as cooperativas piauienses Casa Apis e Cocajupi (Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí) – ambas com possibilidade de intensificar presença tanto no mercado interno quanto no externo.  “Cerca de trinta APL já foram criadas no Piauí”, informa o senador. “Temos de garantir que todas atuem com toda sua potencialidade”.

O economista Márcio Braz, da Universidade Federal do Piauí, presente ao encontro, acrescentou que, junto com as linhas traçadas por Wellington Dias é preciso ainda investir na qualificação de técnicos para acompanhar os trabalhos dos diferentes grupos.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias)

To top