Wellington participa de encontro com novos prefeitos

Para o senador, os prefeitos tiveram a oportunidade de despachar e cadastrar projetos para o desenvolvimento das cidades.

O Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas realizado no Hotel Blue Tree, em Teresina, nesta terça-feira (30), reuniu representantes dos 224 municípios piauienses, numa promoção do Governo Federal, através do ministério das Relações Institucionais.

Senador Wellington Dias e gestores de todo
o estado prestigiam evento. “É como se a
capital federal se transferisse para Teresina
nesta data”

Representando o Governo estavam a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Gastão Vieira (Turismo), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), além de representantes de outros ministérios.

Para o senador Wellington Dias, o encontro foi importante, porque ofereceu aos prefeitos a oportunidade deles terem contatos diretos com os ministros e ali despacharem, além de poderem apresentar e cadastrar projetos que possam contribuir com o desenvolvimento das cidades. “É como se a capital federal se transferisse para Teresina nesta data”, destaca.

Dias ressaltou a importância da ação federal no estado e ressaltou a importância dos estados terem receitas imediatas através de projetos que tramitam no congresso como o e-commerce, os royalties do petróleo que distribui a riqueza de forma igualitária entre os estados, bem como as mudanças nas regras do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

WDIAS

Na pauta dos pedidos, preocupação com
o longo período da seca no semiárido
nordestino

O encontro serviu ainda para que os prefeitos apresentassem a sua pauta de reivindicações, como fez o presidente da APPM (Associação de Prefeitos Piauienses), Arinaldo Leal. Ele falou da fragilidade dos pequenos municípios que estão em situação de emergência pelo longo período de estiagem, além do que pediu compensações para os municípios haja vista que a maior parte deles depende exclusivamente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). 

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, defendeu a importância do encontro com os prefeitos do Piauí cujo objetivo é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações serão realizadas em todos os Estados do país.

Segundo a ministra, o encontro tem o objetivo de dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal, que também foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos, realizado em janeiro, com a presença da presidenta, Dilma Rousseff, e de todos os ministros. “Dessa forma, o Governo Federal contribui para a transição tranquila dos novos gestores municipais e garante a continuidade dos programas feitos em parceria com os municípios”, comentou.

Integração de Bacias
O Ministro da Integração, Fernando Bezerra, anunciou durante o encontro com os Novos Prefeitos e Prefeitas, que o governo federal vai iniciar estudo de viabilidade técnica do Eixo Oeste do Projeto de Integração do São Francisco, que na prática inclui o estado do Piauí na captação de águas da bacia do rio São Francisco.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

Foto: Ana Maria Costa

To top