Wellington propõe modelo de cooperativismo para piscicultura do PI

Em audiências na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e no Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA), nesta quarta-feira, 24, o senador Wellington Dias apresentou um projeto modelo de piscicultura, com base no cooperativismo, para o Piauí. Este modelo tem como referência as experiências exitosas do mel e do caju no Estado.

Para ele, um dos grandes desafios do planeta hoje é como viabilizar um pequeno produtor ou empreendedor no mercado nacional ou internacional. “Temos que adotar modelos que têm dado certo, como o do caju e do mel, no Piauí”, ressaltou, relatando o trabalho realizado pela Casa Apis e Cocajupi . “São experiências modelo para várias cadeias produtivas, dentre elas a da piscicultura”, frisou.

A ideia do senador é adotar esse modelo em 30 grandes reservatórios do Estado, como o reservatório de Patos, Mesa de Pedra, Piaus, Lagoa do Fidalgo, Conceição do Canindé, dentre outros, beneficiando cerca de 1.000 famílias em cada um deles. “Isso somente em tanques-rede, fora os que podem trabalhar em taques escavados. E a idéia central é ter uma base industrial que possa aproveitar 100% do peixe”, observou.

No município de Bocaina, por exemplo, já existe a Cooperativa Aquicola da Região de Picos (Coapi), que conta com 40 famílias cooperadas, e tem uma produção de 1 tonelada por dia de peixe em tanque-rede e 400 kg em viveiro escavado. Francisco José da Luz, representou a cooperativa na reunião e saiu otimista. “É a única forma de agregar valor e garantir uma boa renda para o produtor”, declarou.

O diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, o superintendente regional da Codevasf-Pi, Ocelo Rocha, o presidente da Associação Piauiense de Municípios do Piauí, prefeito Francisco Macedo, e o coordenador geral da Aquicultura Marinha em Estabelecimentos Rurais do MPA, João Crescêncio, também participaram da reunião. “A Codevasf já possui uma unidade de beneficiamento do pescado no município de Bocaina. Todos são parceiros no processo. Estamos tentando potencializar o seu funcionamento. Ganha o produtor”, declarou Guilherme Almeida.

O ministro da Pesca, Luís Sérgio, parabenizou o Piauí pela iniciativa e propôs também uma visita ao projeto que está sendo executado pelo Estado do Acre. Ele garantiu total apoio aos projetos que estão sendo encaminhados pelo Governo do Piauí e destacou que tratará especialmente sobre a base de piscicultura da Embrapa na cidade de Parnaíba em reunião que será realizada na próxima semana com representantes da empresa e da Agência Nacional de Águas.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top