Wellington quer resgatar orgulho da etnia e combater miséria entre os índios

Wellington quer resgatar orgulho da etnia e combater miséria entre os índios

O senador Wellington Dias (PT-PI) aproveitou a comemoração do Dia do Índio, nesta quinta-feira (19/04), para da tribuna do Senado sugerir a seus pares e à sociedade uma reflexão sobre a situação da comunidade indígena brasileira. Ele observou, por exemplo, a importância de se desenvolver políticas que resgatem o orgulho da etnia e combata a miséria entre esses povos.

Descendente de índio, Wellington – e sua mãe na foto ao lado – afirmou que “o Piauí tem uma história dramática em relação às populações indígenas”. Ele lembrou que à época da colonização do País, os índios do Pará foram escravizados, porque era muito caro levar os escravos trazidos da África para a região Norte. E para fugir dessa política, os índios que não se rebelaram resolveram fugir para os estados vizinhos ou regiões remotas. O resultado disso, segundo o senador, foi que “a população passou a ter vergonha de se assumir como índio, vindo da tradição do medo de revelando-se índio, ser escravizada”.

Entretanto, o petista argumentou que a situação está começando a mudar. Ponderou que na última pesquisa Censo, do IBGE, aumentou o número de pessoas que se reconhecem como índios. Algo em torno de seis mil hoje.

indios_congressoPara Wellington, o momento agora é de trazer o índio para dentro da cena política do País. “É inaceitável que após 32 presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) não tenhamos a experiência de um só presidente, homem ou mulher, índio. Ainda mais num País onde, parece-me, o Governo não quisesse nem reconhecer seus trabalhos. Hoje temos mais de três mil índios graduados e cerca de 800 índios com pós-graduação. Por que não ter alguém legitimado para lidar sobre esse tema?. Vamos imaginar um branco na Secretaria da Igualdade, que cuide prioritariamente dos negros; vamos imaginar um homem na Secretaria das Mulheres, cuidando prioritária das mulheres. É claro que a reação seria grande! Como os donos dessa terra Brasil não ter essa mesma prerrogativa. Este País experimentou ter um metalúrgico Presidente da República e uma mulher pela primeira vez. E pode, sim, experimentar ter um índio como um legítimo representante, defensor e executor das suas políticas”, questionou.

O senador também cobrou uma pactuação para a integração dos povos indígenas com o Brasil. Na avaliação de Wellington, “grande parte dos conflitos vivenciados hoje seria resolvidos. Porque índio não quer ser peça de museu. Índio é brasileiro. É homem. É mulher. É tudo o que qualquer outra raça quer”.

Antes de encerrar, o parlamentar ressaltou que os índices de miséria entre os índios é estarrecedor: 80% da comunidade, assim como outros indicadores. E pediu um olhar mais atento para “os povos das origens”.

Catharine Rocha

 

Veja a íntegra do discurso do senador Wellington Dias

Leia mais:

População expande de 34,5% para 80,5% dos municípios, de 1991 a 2010

Viana quer homenagear pessoas dedicadas à causa indígena

No plenário, senadores homenageiam Dia do Índio

To top