O senador Wellington Dias (PT-PI), índio descendente, participou, na última terça-feira (19/06), das atividades da Conferência Rio +20 e privilegiou a pauta indígena. Wellington referendou a carta entregue, nesta quarta-feira (20/06), aos líderes mundiais reunidos no Riocentro. O senador visitou a Cúpula dos Povos, participou de debate promovido pela Fundação Perseu Abramo, visitou a Kari-oca e ainda esteve no Riocentro, onde estão sendo realizados os debates finais.
A Kari-oca é uma aldeia organizada na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, que conta com a participação de 20 etnias indígenas de toda a América, somando cerca de 600 índios. Wellington Dias, consagrado como liderança indígena no Parlamento brasileiro durante os Jogos Indígenas no ano passado, foi recebido com festa.
Na oportunidade, ele reafirmou seu compromisso com as políticas em benefício das populações indígenas e assinou a Carta Indígena da Kari-oca 2012. “Temos lutado pela educação bilingüe, por políticas na área de saúde e, principalmente, para que a FUNAI seja presidida por um índio, assim como a Secretaria das Mulheres é dirigida por uma mulher e Secretaria da Igualdade Racial é por um negro”, declarou.
Assessoria do senador Wellington Dias