Wellington referenda carta dos índios na Rio +20

Temos lutado pela educação e saúde e para que a FUNAI seja presidida por um índio.

Wellington referenda carta dos índios na Rio +20

Wellington-_Kari_Oka

O senador Wellington Dias (PT-PI), índio descendente, participou, na última terça-feira (19/06), das atividades da Conferência Rio +20 e privilegiou a pauta indígena. Wellington referendou a carta entregue, nesta quarta-feira (20/06), aos líderes mundiais reunidos no Riocentro. O senador visitou a Cúpula dos Povos, participou de debate promovido pela  Fundação Perseu Abramo, visitou a Kari-oca e ainda esteve no Riocentro, onde estão sendo realizados os debates finais.

A Kari-oca é uma aldeia organizada na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, que conta com a participação de 20 etnias indígenas de toda a América, somando cerca de 600 índios. Wellington Dias, consagrado como liderança indígena no Parlamento brasileiro durante os Jogos Indígenas no ano passado, foi recebido com festa.

Wellington-_Kari_Oka2

Na oportunidade, ele reafirmou seu compromisso com as políticas em benefício das populações indígenas e assinou a Carta Indígena da Kari-oca 2012. “Temos lutado pela educação bilingüe, por políticas na área de saúde e, principalmente, para que a FUNAI seja presidida por um índio, assim como a Secretaria das Mulheres é dirigida por uma mulher e Secretaria da Igualdade Racial é por um negro”, declarou.

Assessoria do senador Wellington Dias

Veja texto da Carta Kari-Oca 2012:


To top