Arlindo Chinaglia é o novo presidente do Parlamento do Mercosul

Arlindo Chinaglia é o novo presidente do Parlamento do Mercosul

Foto: DivulgaçãoO deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi empossado nesta quinta-feira (1º) presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul) .  Em reunião realizada na tarde de hoje, em Montevidéu, no Uruguai, Chinaglia foi referendado na XLIV sessão solene do Parlamento, última do ano de 2016.

O Parlasul é o órgão democrático e legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e foi constituído em dezembro de 2006.  Localizado em Montevidéu, o órgão é integrado por 139 parlamentares, os quais se dividem por país segundo a proporção populacional.

A função institucional do Parlamento do Mercosul é legislar sobre matéria de interesse comum à integração regional. As decisões são aprovadas por maioria simples, com exceção dos relatórios sobre direitos humanos e da reforma do regimento, que são aprovados por maioria absoluta e maioria qualificada, respectivamente.

Na Câmara dos Deputados –  Arlindo Chinaglia foi eleito para seu primeiro mandato de deputado federal em 1995. Durante seus mandatos consecutivos como deputado federal, destacou-se por sua liderança e capacidade de diálogo. Foi eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), por 15 vezes seguidas, um dos “Cabeças do Congresso”.

Em 2007 e 2008, foi eleito, entre os 513 deputados e 81 senadores, o parlamentar mais influente do Congresso Nacional. E, em 2013, o terceiro mais influente.

Por seu trabalho, Arlindo Chinaglia foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em 2007/2008 e colocou na pauta de votação importantes projetos de interesse da sociedade, como a aprovação de emendas do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e a licença maternidade de seis meses, além de tornar mais produtiva e eficiente as votações no Congresso.

O presidente Lula escolheu Arlindo Chinaglia para ser seu Líder de Governo na Câmara dos Deputados e exercer um papel decisivo na aprovação das principais conquistas do país, tais como: o Bolsa Família, o Prouni e a Política de Valorização do Salário Mínimo.

A presidenta Dilma Rousseff também escolheu Arlindo Chinaglia para ser seu Líder de Governo, cargo que exerceu até maio de 2014, quando foi eleito vice-presidente da Câmara e do Congresso Nacional.

Reeleito nas eleições de 2014, Chinaglia iniciou em 2015 o sexto mandato como deputado federal.

PT na Câmara

 

To top