Denúncia

Zap Delas será ferramenta contra violência política de gênero

Procuradoria da Mulher do Senado lança canal de denúncia, acolhimento e encaminhamento de casos de violência política de gênero

Alessandro Dantas

Zap Delas será ferramenta contra violência política de gênero

Augusta Brito em sessão especial do Senado sobre a ferramenta no WhatsApp para combater violência contra mulheres na política

A senadora Augusta Brito (PT-CE), titular da Procuradoria da Mulher do Senado, esteve à frente do lançamento feito em sessão especial do programa Zap Delas. O número 61 98309-0025 usado no aplicativo WhatsApp é uma ferramenta para receber denúncias e relatos de violência política de gênero e oferecer acolhimento, orientação jurídica e encaminhamento institucional às vítimas. A procuradora ressaltou a importância de lançar o Zap Delas a um ano das eleições.

“Essa ferramenta é muito necessária para fortalecer ainda mais a participação da mulher na política sem sofrimento. A gente sente violência política de gênero diária. Você é detentora daquele mandato, mas ainda existe julgamento sobre se você realmente tem capacidade para estar nele, quem foi que botou, como é que se veste, como é que se porta, como é que fala. E a gente sempre tem que estar provando que a gente está ali naquele espaço porque tem competência, inteligência, capacidade para além de tantos outros objetivos e adjetivos que a gente também tem”, defendeu.

Augusta Brito afirmou que o trabalho do Zap Delas vai contar com o apoio no Senado da Ouvidoria, Advocacia-Geral e Polícia Legislativa, além de parcerias com as Procuradorias dos estados e dos municípios para fortalecer o combate à violência política de gênero e incentivar a entrada de mais mulheres em cargos eletivos.

Vice-líder da Bancada Feminina, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) elogiou a iniciativa da Procuradoria da Mulher do Senado.

“O Senado está dando uma demonstração de que não está aqui numa redoma. Está lá também na vida real, está lá preocupado com as condições de vida das mulheres na política. Aqui nós temos dois organismos: a Procuradoria da Mulher e a Bancada Feminina, que reúne suprapartidariamente todas as senadoras. São espaços que precisam estar devidamente conectados para usar a linguagem do zap com a realidade de vida de nossas mulheres”, observou a senadora.

A sessão de lançamento do Zap Delas contou ainda com a participação da ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral, da coordenadora-geral do Ligue 180 do Ministério das Mulheres, Ellen Costa, e da Procuradora da República, Raquel Branquinho.

To top