Paulo Paim destaca aniversário da Revolução Farroupilha

Senador lembra aniversário da Revolução Farroupilha, comemorado no dia 20 de setembro...

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (19/09), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o aniversário da Revolução Farroupilha, comemorado no dia 20 de setembro. Revolução Farroupilha é o nome da guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1835 e 1845.

Paim afirmou que a Revolução Farroupilha levou homens e mulheres fossem ao campo de batalha lutar pela liberdade e pela libertação dos escravos. Paim disse que o desejo expansionista do Império colocava o Rio Grande do Sul em constante guerra contra os países vizinhos. O senador também contou que a política fiscal da época, com altos impostos sobre produtos locais, colocava a província contra o governo central. “Homens e mulheres foram guiados pelo farol da liberdade, por melhores condições de vida e contra a escravidão. O Rio Grande do Sul não lutou contra o Brasil e sim contra o Império”, disse Paim.

Para o senador, a “epopeia farroupilha” deixou muitas marcas no povo gaúcho. Ele destacou sentimentos como a rebeldia e a luta por uma vida melhor. Paim reconheceu que ainda há muitos problemas que afetam o Rio Grande do Sul, como questões de infraestrutura e dívida pública do estado. No entanto, o senador elogiou o povo gaúcho e disse que é importante ter os olhos no futuro.

O parlamentar também anunciou que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai realizar, nesta terça-feira (20), uma audiência pública com historiadores, professores, especialistas e personalidades gaúchas. O objetivo da reunião é debater a história do Rio Grande do Sul, com destaque para a Revolução Farroupilha.

Fonte: Agência Senado

Leia a íntegra do discurso do senador Paulo Paim

 

To top