Plenário

Aprovada proposta de liberação de recursos para retomada de obras

Texto que segue para a Câmara libera recursos do orçamento não pagos no ano específico por problemas na execução

Alessandro Dantas

Aprovada proposta de liberação de recursos para retomada de obras

Proposta apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues foi aprovada pelo plenário

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (19/2) proposta de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) que libera os chamados “restos a pagar” acumulados desde 2019. Esses recursos do orçamento não foram pagos no ano específico por conta de problemas na execução das obras nos estados e municípios. Assim, a liberação desses recursos permitirá a retomada de diversos projetos pelo país.

“Nesse caso não há nenhum tipo de impacto na questão fiscal do país. Oriento o voto sim pela importância que a matéria tem para todos os municípios brasileiros. E para que a gente evite mais esqueletos inacabados, obras inacabadas pelo país”, disse o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT em plenário.

Líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, defendeu a aprovação da proposta. Foto: Alessandro Dantas

De acordo com o texto apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues, o PLP 22/2025 dará mais tempo e segurança jurídica aos gestores públicos para planejar e cumprir as obrigações financeiras pendentes, evitando medidas emergenciais.

Para a população, a medida pode garantir a continuidade de serviços e obras públicas essenciais, contribuindo para o bem-estar social e o desenvolvimento econômico.

Proposta do senador Randolfe Rodrigues segue para análise da Câmara dos Deputados. Foto: Alessandro Dantas

“Esse é um dos melhores remédios que podem ocorrer neste instante para resolver o que poderia vir a ser um cemitério de obras inacabadas. O projeto atende milhares de municípios, atende governos estaduais e dá uma resposta concreta a necessidade de milhões de brasileiros”, enfatizou Randolfe.  

A proposta aprovada segue para análise da Câmara dos Deputados.

To top