economia

Superávit recorde mostra que Lula resgatou credibilidade internacional do Brasil

Senadores destacam estratégia exitosa do governo brasileiro na diversificação de mercados para os produtos nacionais

Diego Baravelli/Minfra

Superávit recorde mostra que Lula resgatou credibilidade internacional do Brasil

A balança comercial brasileira fechou o mês de agosto com superávit de US$ 6,1 bilhões, o maior já registrado para o mês. No acumulado do ano, o saldo positivo chega a US$ 227,6 bilhões, também um recorde histórico. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Slerviços (MDIC).

Na avaliação dos senadores do PT, os números refletem o acerto do governo Lula ao ampliar os destinos comerciais internacionais, diversificando as exportações brasileiras, diante do tarifaço implementado pelo governo norte-americano.

“Esses números são resultado direto das políticas econômicas implementadas pelo presidente Lula, que resgataram a credibilidade internacional do Brasil, diversificaram nossa pauta exportadora e fortaleceram tanto a indústria quanto a agricultura. Esse superávit recorde é a prova de que quando o país aposta na produção, na inovação e na valorização do trabalho, todos ganham. O Brasil voltou a crescer com justiça social e protagonismo no comércio mundial”, destacou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

A senadora Augusta Brito (PT-CE) enfatizou que os dados demonstram a força do nosso país e o êxito de uma estratégia diplomática e comercial iniciada logo após a posse do presidente Lula.

“Diversificar a pauta exportadora, valorizar tanto a indústria quanto o campo e buscar novos mercados e parceiros têm se mostrado a melhor política contra o tarifaço e a dependência de um único parceiro comercial. É privilegiando o multilateralismo que vamos manter nossa economia ainda mais pujante e capaz de superar dificuldades momentâneas como as que estamos enfrentando”, disse.

Para o senador Jaques Wagner (PT-BA), o resultado positivo da balança comercial só surpreende quem fechou os olhos para todos os esforços feitos pelo governo federal para enfrentar o tarifaço dos Estados Unidos.

“Além das tentativas da diplomacia de reabrir diálogo com o governo Trump, a gestão do presidente Lula reuniu um time de primeira para adotar medidas práticas: determinou o aumento de compras públicas da agricultura familiar, fechou novos mercados para a exportação de empresas prejudicadas pelas novas tarifas e lançou um programa de auxílio para que as empresas possam garantir sua saúde financeira e evitar a demissão de seus empregados”, elencou Wagner.

Além disso, o senador aponta que o governo Lula continuará as tratativas com o governo norte-americano e tomando medidas para minimizar os impactos internos do tarifaço, que não se sustentam pelo argumento econômico, nem muito menos pelo político.

Brasil supera marca de 400 novos mercados internacionais abertos desde 2023

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) apontou o fracasso dos bolsonaristas que apostaram contra o Brasil e decidiram se aliar à política de tarifas implementada por Donald Trump.

“Os traidores da Pátria tomaram outra invertida. Mesmo com a ação criminosa de Bolsonaro e seu grupo contra o Brasil, nós seguimos reagindo e vencendo. O governo Lula abriu mais de 420 novos mercados e os esforços para escoar nossa produção estão dando bons resultados”, .

To top