Educação

Relatório de Paim estimula ensino profissional em comunidades indígenas e quilombolas

Durante a discussão do projeto, senador gaúcho lembro de sua trajetória para valorizar importância da educação

Alessandro Dantas

Relatório de Paim estimula ensino profissional em comunidades indígenas e quilombolas

Paim fez discurso emocionado sobre importância da educação

Com o objetivo de considerar os saberes tradicionais de povos indígenas e quilombolas nas políticas de educação profissional e tecnológica, foi aprovado nesta terça-feira (7/10) relatório do senador Paulo Paim (PT-RS) a projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A proposta busca reduzir as desigualdades sociais e regionais e integrar os saberes tradicionais, que são vistos como sistemas de conhecimento estruturados, capazes de contribuir para a formação técnica, especialmente em áreas como agricultura sustentável e manejo ambiental.

Além disso, a mudança significa a valorização da formação profissional, como meio relevante de acesso a melhores condições de vida para a juventude brasileira. Relator do projeto na Comissão de Educação, Paulo Paim se emocionou ao relembrar a sua própria trajetória como menino pobre que, por meio do conhecimento, deu os primeiros passos na vida profissional.

Nascido de pais analfabetos, com dez irmãos, Paim, ainda criança teve que sair de Caxias do Sul para Porto Alegre em busca de trabalho. “Meu pai me dizia três coisas: estude, trabalhe e seja honesto”. A oportunidade de retorno veio quando surgiu uma vaga em curso técnico do Senai, que formou o jovem que seria operário, depois líder sindical, deputado constituinte e senador.

“Eu sou apaixonado pelo ensino técnico. E esse projeto coloca a oportunidade a indígenas e quilombolas, pessoas muito vulneráveis no nosso país, de terem a garantia de ensino técnico”, disse.

De acordo com o projeto, o contexto social previsto no oferecimento da educação profissional e tecnológica deverá incluir os conhecimentos tradicionais desses grupos. Além disso, as políticas de fomento à expansão dessa modalidade de ensino levarão em consideração as necessidades regionais e sociais dessas populações.

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